Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí

Entrevista

Criada diretoria do empreendedorismo no Piauí
06/03/2009 00:10:06


Novo diretor, Domingos Marques

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação do EMATER
Tel. 8851 2986


Com a experiência de Ex-Diretor Fundiário do INTERPI – Instituto de Terras do Piauí, além de Vereador e Presidente da Câmara de Vereadores de Luzilândia, onde teve vasta atuação com associações de produtores rurais e cooperativas, o advogado Domingos Marques, que também é funcionário, licenciado, do Tribunal de Contas do Estado, foi convidado pelo Governador do Estado, Wellington Dias para dirigir a nova Diretoria de Empreendedorismo no âmbito da assistência técnica e extensão rural do Piauí. Marques lembra também com bastante carinho que, aos 16 anos, atuou como estagiário do Banco do Brasil na área da Carteira Rural. O novo diretor do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí aposta na qualidade técnica dos profissionais que atuam no instituto e pretende estabelecer parcerias com as diversas instituições do setor como forma de mudar a cultura de subsistência dos agricultores familiares, buscando implementar ações inovadoras no setor da agroindústria, do empreendedorismo. Confira a entrevista!

ASCOM/EMATER – Quais são os objetivos desta nova diretoria?

Marques – De acordo com a justificativa que o governador fez para a Assembléia Legislativa do Piauí vamos buscar a superação do rótulo de atividade de subsistência no campo, procurando impulsionar o setor produtivo para produção de mais alimentos, incorporando ainda novas iniciativas no âmbito da agroindústria familiar, do turismo rural, do artesanato e do comércio de produtos diferenciados.

ASCOM/EMATER – Como será este trabalho?

Marques - O nosso trabalho será desenvolvido em sintonia com as vocações de cada Território da Cidadania. Assim, haveremos de fomentar pelo menos duas cadeias produtivas em cada território como a cajucultura, piscicultura, caprinovinocultura e fruticultura, de acordo com a vocação de cada território.

ASCOM/EMATER – Qual é a estrutura que o senhor vai ter para encaminhar este trabalho?

Novo diretor
Novo diretor vai trabalhar com parcerias

Marques – Nós vamos trabalhar inicialmente com muitos projetos. Nossa diretoria, como bem classificou o nosso diretor geral Eng° Agr° Francisco Guedes, é maa diretoria transversal. Ou seja, será interligada com a Diretoria de Educação, através do Centro de Treinamento onde vamos implementar muitos cursos, envolvendo vários técnicos e produtores do nosso Estado; a Diretoria Técnica, onde tem o setor da agroindústria. Dentro do quadro do EMATER, vamos procurar o apoio e o subsidio dos técnicos. Temos aqui profissionais experientes que são do quadro efetivo, que podem nos ajudar nessa missão de implantar essa diretoria e esse trabalho, que o governador já vinha anunciando a cerca de um ano atrás.

ASCOM/EMATER – Como a nova Diretoria vai se relacionar com iniciativas como a Agencia de Fomento, que vai incentivar o crédito no meio rural?

Marques – A Assembléia Legislativa já aprovou a criação da Agencia de Fomento e o governador deverá está implantando-a até do final de abril, com a nomeação do pessoal. De forma que a Agencia de Fomento, também estará funcionando em breve. Nós vamos procurar o BNB - Banco do Nordeste, o SEBRAE, bem como os demais parceiros, tendo em vista estar cumprindo a nossa missão do empreendedorismo.

ASCOM/EMATER – Qual é a expectativa do senhor com relação a esta nova visão, sabendo que o agricultor familiar vem de uma cultura da agricultura de subsistência?

Marques – É, exatamente, uma mudança cultural. O carro chefe do empreededorismo é buscar inovações, idéias inovadoras pára que se possa implantar no campo uma cultura diferente. O que temos em mente é lutar para que o agricultor não fique mais com aquela cultura de que basta produzir apenas para sua subsistência. Nós temos que ir alem, com novas idéias, métodos e inovações procurar treinar o nosso pessoal do campo, nossos produtores, com alternativas para quebrar este tabu. 

ASCOM/EMATER – Como o senhor vê o município de Luzilândia no contexto do empreendedorismo?

Marques – Luzilândia faz parte do Território dos Cocais, onde a sede do regional do EMATER é em Esperantina. Aquela região é muito vocacionada para a produção de leite, arroz, piscicultura, fruticultura, onde temos mais de seis mil hectares de terras, a cargo do DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas. Ultimamente, este projeto, denominado Lagoas do Piauí, está um pouco acanhado. Nós vamos procurar, através dos meios possíveis, resgatar o projeto de fruticultura do Lagoas do Piauí, em Luzilandia. Para isso, nós vamos procurar nos relacionar com as associações, sindicatos e cooperativas, visando implantar um grande trabalho, na conhecida região do Baixo Parnaiba, que hoje esta na sua maioria no Território dos Cocais.

Novo diretor
Novo diretor está otimista

ASCOM/EMATER – Qual a expectativa do senhor com este novo desafio?

Marques – Estou muito otimista com este trabalho. Já senti que o nosso diretor geral, Dr Guedes, trabalha em equipe. Isso é muito importante. O nosso desafio é muito grande e, como já dizia o governador Wellington dias, temos que trocar o pneu com o carro andando. Já estamos assumindo nos dois últimos anos deste Governo. Mas, estamos dispostos e confiantes nos técnicos do EMATER, que tem uma grande vivência no campo e que vão nos auxiliar e trabalhar com a gente nesta grande jornada de procurar mudar esta cultura, esta mentalidade voltada sempre para a agricultura familiar. 

05/03/09




Veja Mais...

 
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64