INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
MISSÃO DO EMATER
Assentamento Marrecas,São João do Piauí

"Contribuir de forma participativa para o desenvolvimento rural sustentável, centrado na expansão e fortalecimento da agricultura familiar, por meio de processos educativos que assegurem a melhoria da qualidade de vida e a construção do pleno exercício da cidadania, fortalecida na valorização dos servidores".

HISTÓRICO

O serviço de extensão rural no Brasil teve inicio em 1948, no Estado de Minas Gerais, através da criação da Associação de Credito e Assistência Rural – ACAR. Dando continuidade aos trabalhos da ACAR, foi instituída, em 1976, a Empresa de Assistência e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER/MG.

A extensão rural é parte integrante de uma estrutura econômico-social e, como tal, deve ser considerada como um dos elos de uma corrente de atividades necessárias para executar os planos de desenvolvimento agrícola e rural.

Graças aos bons resultados obtidos pela ACAR-MG, junto aos produtores rurais e suas famílias, em 1954 foi fundada a ANCAR – Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural. Em 1956 foi criada a ABCAR com sede no Rio de Janeiro, para coordenar o serviço no país.

Com a criação da ANCAR no nordeste, em 1954, após doze anos, nasceu a extensão rural do Piauí, em 1966, com a criação da ANCAR-PI, filiada à ABCAR. A primeira experiência em extensão rural no Piauí se deu no município de Amarante, em seguida foi criada a regional de Campo Maior, em 1966 e no ano seguinte a regional de Parnaíba.

Em 1974 o Governo Federal criou a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, em substituição à Associação Brasileira de Crédito e Assistência Rural-ABCAR. Essa mudança refletia a incorporação maciça de tecnologias para a melhoria da produtividade agrícola do País. Nasceram então as empresas de assistência técnica e extensão rural, em âmbito regional, dentre elas a Emater-Pi em 1975.

Nos anos 80, a extensão viveu uma de suas maiores crises. Sem recursos e desorganizada nacionalmente, enfrentou grandes desafios e dificuldades. A Emater-PI, com o intuito de resistência, recompôs-se pouco a pouco e passou a dar prioridade no atendimento à pequena produção, ação estratégica para o desenvolvimento no meio rural houve estímulo no atendimento às comunidades rurais, reorganizando os trabalhos com lideranças. A comercialização da produção, com a conseqüente inserção dos produtores rurais num mercado mais competitivo, abriu nova perspectiva para os agricultores. Desse trabalho surgiram inúmeras cooperativas agropecuárias, conselhos comunitários, associações de compra e venda em comum, ampliação das feiras livres, da agroindústria caseira de alimentos e do artesanato.

A década de 90 trouxe novos desafios e a necessidade de mudanças profundas na organização empresarial. Sobretudo para as empresas públicas, que precisavam moldar-se ao processo de reestruturação do Estado e à busca de um desenvolvimento socioeconômico integrado e sustentável. Nesse período houve a extinção da EMBRATER, ficando a extensão rural sem coordenação nacional e as EMATER (es) na total responsabilidade dos governos estaduais. Em seguida foi criado o DATER no M. A. Depois Surgiu a ASBRAER – Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural.

A partir do ano de 2003 iniciou-se a reestruturação do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí, priorizando-se a agricultura familiar, a reforma agrária, a inclusão dos afrodescendentes e quilombolas, alem de ações específicas para a convivência com o semi-árido.

Atualmente o EMATER é uma Autarquia Estadual criada pela Lei Nº 4.572 de 12 de maio de 1993, dotada de autonomia administrativa e financeira, patrimônio e receitas próprias, reestruturada pela Lei Estadual Complementar nº 28, de 09 de junho de 2003, vincula-se, para os fins do parágrafo único do art. 41, da Lei nº 4.382, de 27 de março de 1991, à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado – SDR.

O EMATER – PI atua junto aos produtores e suas famílias e requer a participação efetiva de todos os setores ligados a atividade agrícola, buscando aumentar a renda, a produção e a produtividade agrícola, melhorando as condições de vida dos pequenos produtores. Com atuação em 223 municípios possui atualmente 16 escritórios regionais que abrangem desde o município de Parnaíba até a região de corrente, alem de 78 escritórios territoriais espalhados também por todo o Estado.

A partir do ano de 2003, iniciou-se a Reestruturação do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural no Estado do Piauí, priorizando - se a Agricultura Familiar, a Reforma Agrária, a inclusão dos Afro- descendentes e Quilombolas, dos Ribeirinhos e residentes no entorno de barragens e Ações específicas para a convivência no Semi-árido.

 



EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64