Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí

Entrevista

EMATER, EMBRAPA-MEIO NORTE e UFPI realizam oficina para agricultores
04/10/2015 22:01

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí em parceria com a EMBRAPA –MEIO, e UFPI realizam neste sábado, (03) de outubro, no município de Jatobá do Piauí uma oficina de diagnóstico de produção.  O objetivo é diagnosticar a realidade local e capacitar alguns atores sociais para dar continuação ao trabalho iniciado, além de levantar demandas sobre problemas e refletir sobre a realidade da produção familiar do município.
 De acordo com o diretor de educação e Extensão do Emater Kalil da Luz foi organizado pelas entidades parceiras um núcleo de estudos agroecológicos, junto com a Embrapa, UFPI, IFPI. “Estamos iniciando com esta atividade o início do processo de transição agroecológica das unidades produtivas familiares de Jatobá do Piauí”, completou o diretor Kalil da Luz.
O município de Jatobá do Piauí é conhecido no Estado pela grande produção de Melancia, só que este ano a região sofreu sérios problemas, provocando assim uma queda brusca na produção.  A demanda surgiu em função do sistema de produção insustentável praticado no município, onde usam muito agrotóxicos e demais insumos externos, ou seja, a ocorrência de pragas, doenças e redução drástica da produção levou aos agricultores familiares buscarem parcerias do Emater, Embrapa e UFPI.
De acordo com o extensionista Geyson Coutinho a proposta maior é fazer uma leitura da atual situação dos agricultores familiares que cultivam melancia no município de Jatobá do PI. “Assim sendo poderemos fazer (junto com os parceiros) uma intervenção mais coerente, participativa e com foco na agroecologia”, ressaltou o extensionista.
Este momento será direcionado aos técnicos que promovem Assistência Técnica e Extensão Rural, Agricultores Familiares, representantes sindicais e de associações.




Veja Mais...

 
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64