INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Emater participa de Dia da Cidadania na Serra do Inácio

Durante todo o dia desta segunda-feira (27) o diretor-geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), Francisco Guedes, esteve na Serra do Inácio participando do “Dia de Cidadania” promovido por iniciativa da vice-governadora Regina Sousa.

Localizada nos municípios de Betânia e Curral Novo, divisa entre os estados do Piauí e Pernambuco, a Serra do Inácio já conta com iniciativas do Emater com uma unidade de produção de alimentos com base de mandioca para um grupo de 40 mulheres, através do Programa Viva o Semiárido. 

A vice-governadora do Piauí, Regina Sousa, falou da participação do Emater na luta pelo desenvolvimento da Serra do Inácio.

“Nós temos certeza que haverá um esforço muito grande do Guedes que está agora a frente da Emater construindo um trabalho conjunto com as demais secretarias. Nós temos diversas atividades, equipes que estão aqui desde a semana passada. Hoje foi um dia para concentrarmos essas iniciativas que já começaram a um certo tempo e que irão continuar. Já melhoramos muito, mas a Serra precisa de ainda mais desenvolvimento”.

O curso de culinária de aproveitamento integral da mandioca, onde todos os produtos foram feitos à base da cultura foi ministrado pelas técnicas do Emater ainda durante o fim de semana com as participantes da Associação das Pequenas Produtoras Rurais da Serra do Inácio. O projeto faz parte de uma parceria entre o Emater e a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), desenvolvido no âmbito do Programa Viva o Semiárido, financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura (FIDA).

O diretor-geral do Emater, Francisco Guedes, destacou a necessidade de ampliação dos projetos na região.

“Nós queremos ampliar as iniciativas aqui na Serra do Inácio, temos as capacitações, a assistência técnica da produção à agroindústria, mas é preciso mais.  São mulheres trabalhadoras que aproveitaram muito bem essa oportunidade. É extremamente importante dar essa chance de aprendizagem, agregação de valor aos produtos e apoio à comercialização, porque impacta diretamente na renda dessas famílias. Dessa maneira, podemos contribuir de forma contundente para o aumento do IDH do município”, destacou Francisco Guedes.

Os representantes do Emater visitaram as instalações da unidade de beneficiamento de farinha e promoveram um encontro para que as representantes do coletivo fizessem um repasse de demandas a gestão.

O diretor técnico do Emater, André Rocha, falou com alegria sobre a atividade.

“É com muita satisfação que acompanhamos esse projeto aqui na Serra do Inácio. Nós que estamos acompanhando através da Assistência Técnica e promovendo esses cursos de capacitação através da Diretoria de Educação e Extensão, dirigida pela Dra. Márcia Araújo, ficamos extremamente felizes quando vemos o resultado, representado pela infinidade de produtos expostos aqui e disponíveis para a comercialização. Parabenizo essas mulheres guerreiras que merecem o melhor”, destacou o diretor.

O Emater ainda participou do evento com uma unidade para emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento que garante aos (as) trabalhadores(as) rurais acesso as políticas públicas de desenvolvimento da agricultura familiar.




EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64