Nesta sexta-feira (18) o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) realizou o lançamento do edital que prevê vagas de estágio para estudantes da instituição junto aos quadros do Emater Piauí. Os alunos irão completar o aprendizado com a prática em áreas agrícolas como elaboração de projetos e extensão rural, tudo com supervisão de técnicos do Emater e professores do IFPI.
Inicialmente serão 30 vagas distribuídas para 16 municípios com previsão para início ainda neste começo de ano. De acordo com o reitor Paulo Borges, a previsão é que o número de vagas seja ampliado até o mês de julho, com objetivo de suprir a demanda de ensino e práticas dos estudantes.
“Até julho a gente necessita, pensa e vamos concretizar a ampliação de 40% desse número de alunos, para que a gente possa colocar o aluno para dar assistência ao pequeno produtor”, afirma o reitor.
Para o diretor geral do Emater, Leonardo Nogueira, a parceria vem como reforço para o atendimento aos agricultores familiares do estado, além de elevar a capacitação dos estudantes que irão vivenciar na prática o aprendizado conquistado em sala de aula.
“Precisamos cada vez mais buscar ações e incrementos para que melhore a vida daquele agricultor que está lá na ponta, no campo, e nossa intenção hoje do Emater, junto com o IFPI, é de levar essa assistência técnica de qualidade para que o produtor rural, além de produzir, possa comercializar ainda mais os seus produtos”, destaca Leonardo.
Poderão candidatar-se às vagas, candidatos que sejam estudantes regularmente matriculados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) que atendam aos pré-requisitos estabelecidos. Os alunos receberão uma bolsa,paga pelo IFPI, e atuarão em áreas como técnico em agropecuária, gestão ambiental, técnico em informática, técnico em serviços jurídicos, engenharia civil, dentre outros.
Rodrigo Antunes - Ascom Emater
Fotos: Joel Bento