Cooperação entre Emater e Prefeituras impulsiona agricultura no Piauí
14/03/2022 - 09:39

Cooperação entre Emater e municípios
O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI) continua avançando nas parcerias com os municípios do estado. Os termos de cooperação envolvem parceria do órgão estadual com as prefeituras, o que garante a manutenção dos prédios, sessão de técnicos e atendimento aos agricultores familiares de várias regiões do estado.

Somente do último trimestre de 2021 ao mês de fevereiro de 2022 já foram firmados e estão em atividade 36 termos, com mais 60 processos de novos municípios em andamento, totalizando 96 termos de cooperação já viabilizados.

A presença do Emater nos municípios possibilita a execução de todas as políticas públicas da agricultura familiar, como elaboração de projetos de crédito rural, emissão de DAPs, distribuição de sementes e mudas, assistência técnica dentre outras.

O prefeito de Nazária, Osvaldo Bonfim, explica a necessidade e importância de ter assistência técnica para os agricultores da região. Nazária será contemplada em breve com um novo termo de cooperação.

“Vamos organizar o espaço em parceria Emater e Prefeitura. O que a ente precisa é que os produtores da agricultura e criação de animal tenham o apoio do Emater”, destaca o prefeito.

O diretor geral do Emater, Leonardo Nogueira, afirma que os termos de cooperação tem papel importante na reestruturação do órgão, e tem como meta levá-los a maior quantidade possível de municípios.

“Nós estamos trabalhando nesse primeiro momento com os municípios que tem nos procurado, mas também iremos buscar parceria com os diversos municípios do estado para que a gente possa desenvolver ainda mais a agricultura familiar”, afirma Leonardo.

Em municípios como Alto Longá, que teve o escritório reaberto em dezembro de 2021, a parceria já tem gerado avanço nos projetos e políticas públicas da agricultura familiar. No município já foram elaborados mais de 40 projetos produtivos, com mais da metade já liberado para os investimentos, e benefício para 6 associações por meio do Programa de Alimentação Saudável, além de outros benefícios.

Confira abaixo a lista de municípios:

Termos de Cooperação Concluídos

- Acauã