13ª Semana Agroecológica conta com apoio do Emater
01/06/2017 - 18:41

EXTENSIONISTAS DÃO INFORMAÇÕES SOBRE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVE
De 29 de maio a 02 de junho acontece a 13ª Semana Nacional de Alimentos Orgânicos.  A ação é realizada em todo Brasil, e no Piauí  acontece nos municípios de Teresina, Cocal, Parnaíba e Campo Maior.
Através de palestras, demonstrações, outros materiais e atividades, serão repassadas informações referentes à importância do consumo de alimentos saudáveis, além dos cuidados, direitos e obrigações que os produtores e consumidores tem, que possam garantir que os alimentos são verdadeiramente orgânicos.
No Piauí, o evento é organizado pela Comissão Estadual de Produção de Orgânicos, capitaneada pelo Ministério da Agricultura. O Emater faz parte da comissão e contribui tanto nas ações da semana de alimentos orgânicos, quanto apresentando experiências de produção de hortas orgânicas em pequenos espaços (hortas domésticas), distribuindo folders, e também nas atividades da recém-criada Comissão Municipal de Produção de Alimentos Orgânicos e Agroecológicos, que atua em 10 comunidades em Teresina.
O diretor de educação do Emater Kalil Luz diz que a partir da criação da comissão de orgânicos, o grupo tem realizado  feiras agroecológicas semanais. Elas acontecem na Praça Rio Branco, duas vezes por mês, além da feira de base agroecológica na UFPI, duas vezes por semana, no espaço Rosa dos Ventos, próximo à biblioteca.  “O Emater participa com os técnicos que compõem a comissão municipal, e que também faz assistência técnicas das famílias, distribui material informativo, além de apresentar técnicas de produção orgânica, fabricação de adubos orgânicos, produção de caldas alternativas de combate a pragas e doenças,” disse o diretor.
As parcerias que o Emater tem desenvolvido com a prefeitura de Teresina e Universidade Federal tem culminado em várias atividades que possam promover uma consciência agroecologia. Recentemente o instituto participou da feira Sementes de Cultura, promovida pela UFPI, onde os técnicos apresentaram orientações de como cuidar de hortas orgânicas, a fim de promover uma alimentação sem a utilização de agrotóxicos.
A extensionista Márcia Mendes destaca que este momento é propício também para a apresentação de produtos artesanais produzidos por agricultores de locais onde o Emater executa Chamadas Públicas, e que o órgão tem se preocupado em incentivar os agricultores na utilização de produtos locais para beneficiamento e comercialização. “Este artesanato tem tudo a ver com feira, pois tem muito a ver com a sustentabilidade. São produtos oriundos de materiais vindos da natureza, sem utilização de plástico ou qualquer outro produto”, finalizou Márcia.
 Semana da Agroecologia
Nesta quinta (01), às 16h30, será realizado no Parque da Cidadania uma amostra de prática de hortas orgânicas em pequenos espaços (hortas domésticas), onde serão apresentadas  pequenas estruturas para a produção de alimentos saudáveis. Os técnicos do Emater farão a demonstração de como fazer, e quais os cuidados necessários. Na ocasião serão distribuídos informativos, mudas aromáticas, medicinais e condimentares, além de mudas de árvores silvestres.