INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Estado vai implantar Plano de Cargos e Salários dos servidores do Emater
07/07/2017 - 10:59  
  
Twitter 
Google+ 
Encontro em que foi tratado o Plano de Cargos e Salários dos
O Governo do Estado, após discutir com a diretoria do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), Secretaria de Estado da Administração e Previdência (Seadprev) e representantes dos servidores, entrou em acordo para o cumprimento do Plano de Cargos e Salários da instituição. O plano será concluído e enviado à Assembleia Legislativa do Piauí até o mês de agosto deste ano.
O pagamento será feito em três parcelas. A primeira em janeiro de 2018; a segunda em julho de 2018 e a terceira em dezembro de 2018. O governo vai adiantar os valores desse plano fazendo a reposição da inflação de 2016 a partir deste mês de julho deste ano, até o mês de dezembro de 2017.
O plano de cargos terá uma grande importância para os técnicos que atuam de Norte a Sul do Piauí, que esperam de maneira ansiosa por este momento. Para o coordenador de Operações do Emater, Adalberto Nascimento, a ação irá motivar os servidores para que possam executar a missão da empresa na integralidade. “Com a implantação do plano, haverá a otimização dos principais arranjos produtivos, gerando, assim, maior crescimento social e econômico do estado do Piauí”, disse Nascimento. 
A partir da implantação do plano, os servidores contarão, além do salário, com um incremento  denominado produtividade, para quem cumprir 50% da meta estabelecida por uma comissão que vai avaliar o desempenho dos servidores.
O diretor-geral do Emater, Marcos Vinicius, destaca a medida como grande passo do governo para ampliar a extensão rural do estado e ressalta que o governador Wellington Dias, ao implantar o plano, demonstra o comprometimento com a instituição.  “Parabenizamos  nosso governador pela sensibilidade com a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública. Além do valor fixo, os servidores administrativos e os que exercem trabalho no campo receberão um percentual de produtividade, que será discutido com o corpo de servidores. Para tanto, a diretoria irá chamar os representantes de classe, para, em comum acordo, planejarem os indicadores de ações e metas que irão compor a taxa”, acrescentou o diretor. 
Produtividade
A comissão se reunirá na próxima semana para traçar as metas que irão compor a produtividade. Paralelo a isso, ficou autorizado junto à Secretaria de  Estado da Administração e Previdência, com aval do governo, um aumento em cima da inflação do ano de 2016.  Portanto, os servidores já terão o aumento a partir deste mês de julho, e o plano será encaminhado até agosto para a apreciação na Assembleia Legislativa.  
Restruturação do Emater
A diretoria do órgão destaca ainda que, na perspectiva do fortalecimento do serviço de extensão rural pública, o plano de cargos e salários que o governo encaminhará, ainda este ano, é um grande avanço, mas paralelo a esse processo de fortalecimento, segundo a direção, é importante frisar por uma restruturação física dos escritórios estaduais, regionais, territoriais e locais.
O diretor de Educação do Emater, Kalil Luz, ressalta que estão sendo conseguidos recursos junto à Secretaria Especial de Agricultura Familiar, para a aquisição de 40 carros e computadores.
“Apresentamos uma proposta de restruturação para o Governo do Estado, sempre buscando novas fontes. O fortalecimento do serviço de extensão rural é pautado em dois eixos: o de valorização dos servidores, por meio do plano de salários, e o de estruturação dos escritórios de assistência técnica”, finalizou Kalil.  
Satisfação
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Extensão Rural do Estado do Piauí (Sinterpi), Carlos Alberto, falou em nome dos servidores que a aprovação do plano trará um grande avanço econômico e financeiro para o estado.
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64