Emater promove curso de manejo da atividade apícola
12/09/2017 - 18:34

Técnicos participam do Curso de Manejo da Atividade Apícola
O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater) realiza, até sexta-feira (15), no setor de Apicultura do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), um curso de Manejo da Atividade Apícola. Esse curso faz parte do plano operativo anual do Projeto Viva o Semiárido, que visa trabalhar as cadeias produtivas nos territórios Vale do Sambito, Guaribas, Itaim, Vale do Canindé e Território Serra da Capivara.
O diretor-geral do Emater, Marcos Vinícius, destacou a importância do desenvolvimento das cadeias produtivas no estado, as parcerias no âmbito do Viva o Semiárido e agradeceu a participação dos técnicos o evento. “Não estamos sozinhos no desenvolvimento das ações do PVSA. Nós que somos a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) oficial do Estado, levamos conhecimento e desenvolvimento para os agricultores e, este conhecimento começa em sala de aula e é ampliado quando o extensionista vai a campo. Só temos a agradecer a todos que fazem parte deste projeto que vem contribuindo para o desenvolvimento da agricultura familiar”, explicou o gestor.
O coordenador André Rocha explica que o curso é realizado em parceria com a UFPI e ressalta os objetivos do mesmo. “Essa atividade tem como objetivo capacitar os técnicos, otimizar as tecnologias na área de apicultura, a fim de melhor atender aos agricultores  do estado  nos territórios”, disse Rocha.
O curso  tem carga horária de 40 horas/aula, e  está sendo ministrado pelo professor dr. Lauielson Chaves, professor do Colégio Técnico  de Floriano, vinculado à Ufpi.
Projetos
Estão em fase de elaboração os projetos voltados para atividade apícola nos municípios de Queimada Nova, São Raimundo Nonato, Jurema,  São Francisco de Assis do Piauí, Lagoa do Sítio, Padre Marcos, Massapê  e  São Braz, beneficiando mais de 200 famílias.