INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Piauí leva experiências produtivas para o Semiárido Show em Petrolina
10/11/2017 - 14:35  
  
Twitter 
Google+ 
Piauí leva experiências produtivas para o Semiárido Show em
Para promover uma troca de experiências com relação à implementação de novas tecnologias para o desenvolvimento do Semiárido piauiense, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater) participa da 7ª edição do Semiárido Show, realizado em Petrolina (PE), no período de 07 a 10 de novembro. Para o evento, o instituto levou mais de 40 técnicos e agricultores familiares do entorno da divisão do Piauí com o Pernambuco, da região de Paulistana e Território Vale do Itaim.
Este ano, o evento trouxe como tema “Bioma Caatinga, Recursos Hídricos e Tecnologias: Perspectivas Socioambientais”. O Semiárido Show 2017 vem mostrar que é na respeitosa interação entre as famílias e a natureza, com disponibilidade de água e adoção de tecnologias, que é possível produzir e viver bem na região.
O diretor técnico do Emater, Clébio Coutinho, explica que esta é uma oportunidade ímpar para aproximar a tecnologia do meio rural, e destacou a necessidade de se investir sempre mais na pesquisa e na extensão rural. “Isto é necessário para que estas tecnologias cheguem ao alcance do homem do campo e traga os benefícios”, disse o gestor.
Para esta edição, o estado do Piauí trouxe a exposição de cinco atividades, que atualmente estão sendo trabalhadas por meio do Projeto Viva o Semiárido. Nos stands, foram apresentados o mel, a castanha do caju beneficiada, o artesanato da palha de carnaúba, o artesanato do aproveitamento do pneu, além da participação do Movimento das Quebradeiras de Côco Babaçu.  
“Estes stands mostram um pouco do que o Piauí vem fazendo em prol do desenvolvimento de atividades no Semiárido para mostrar que ele é viável”, finalizou Clébio Coutinho.
O Piauí também levou para a exposição a experiência e os trabalhos executados pela Associação de Moradores de Nossa Senhora de Nazaré do Piauí, que estão em fase de execução do Progere II, com investimentos nas cadeias da avicultura, artesanato e hortaliças, beneficiando cerca de 20 famílias. 
Segundo a representante da associação, Jéssica Maiure, participar desse momento representa um grande aprendizado. “Estamos dispostas a aprender mais, colocar nossa mão-de-obra para desenvolver mais ainda o trabalho que é feito pelas mulheres em Nazaré do Piauí”, disse Jéssica.
Semiárido Show
O Semiárido Show possibilita o acesso dos agricultores às inovações tecnológicas, produtos e serviços desenvolvidos pela Embrapa e instituições parceiras de “Bioma Caatinga, Recursos Hídricos e Tecnologias: Perspectivas Socioambientais” pesquisa, ensino e extensão rural, para tanto, buscou a parceria junto ao Emater Piauí. Durante os dias de evento, serão realizados dias de campo, capacitações, unidades práticas de aprendizado, seminários, workshops, exposições e espaços temáticos, além de ampliar as discussões sobre o turismo rural e as energias renováveis.
Segundo Marcos Vinicius, diretor-geral do Emater, o principal objetivo é mostrar a relação entre as famílias rurais, a natureza e a adoção de tecnologias, mostrando que é possível produzir e viver bem no Semiárido nordestino. “O instituto tem executado várias ações de apoio para quem vive no Semiárido, e por meio das palestras e outras atividades, pretendemos fortalecer o trabalho de nossos técnicos.  Nossa ideia é realizar um intercâmbio de conhecimento que fomente novas práticas que auxiliem no desenvolvimento dos agricultores”, disse o gestor.
Vinicius acrescenta que tais experiências vão auxiliar na execução de projetos como Programa Água Doce, Progere II, Projeto Viva o Semiárido e o Dom Hélder, projeto que está em fase de iniciação.
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64