INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Programa Água Doce realiza estudo sobre poços com técnicos no Piauí
22/11/2017 - 13:32  
  
Twitter 
Google+ 
Estudo sobre poços com técnicos
Foi realizado nesta semana, no Emater, um estudo sobre poços-hidrogeologia, (estudo das águas encontradas na superfície da terra). O momento foi conduzido pelo geólogo, especialista em hidrogeologia, Carlos Alberto Martins, e destinado à equipe técnica estadual do Programa Água Doce Piauí.  
A visita faz parte do processo metodológico do programa , e oportunizou a equipe estadual um momento de conversa sobre assuntos técnicos dos sistemas de dessalinização, além de promover  um aprofundamento sobre a importância  de se conhecer os poços, visando  a qualidade da água e equipamentos utilizados. 
 De acordo com o coordenador estadual do Programa Água Doce, Adalberto Nascimento, a vinda do consultor é de fundamental importância, pois partir do estudo realizado a equipe estará apta a escolher  melhor os poços , assim como fazer o acompanhamento  . “O poço é o coração do sistema de dessalinização, por isso é preciso que todos os equipamentos, incluindo a vasão do poço estejam aquedados para o bom funcionamento”, disse o coordenador. 
   Foram  conversados também sobre vários aspectos de poços  existentes no Piauí.  O consultor do Programa Água Doce, Carlos Alberto, explica que embora o Piauí tenha água em boa quantidade, existem poços com a vazão inferior, e que não pode fazer parte do programa,  daí a importância de se fazer a análise  do teste de vazão de cada um para saber se ele aguenta satisfazer a demanda da comunidade, que é 40 litros por família. 
“Vale destacar a preocupação do programa com a vazão máxima que esse poço pode tirar, além da qualidade para os diversos fins.  É importante que a equipe técnica possa deter o conhecimento necessário, para que cada sistema funcione de maneira satisfatória. A qualidade de uma água de poço possa servir para animal beber, irrigação, pode ser que a água seja muito salgada, daí serviria apenas para descarga”, explicou  consultor. 

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64