INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Dia do Extensionista Rural é comemorado em todo o Brasil
04/12/2006 - 00:13:24  
  
Twitter 
Google+ 
Extensionistas Rurais do EMATER Durante Intercâmbio Técnico

     No dia seis de dezembro é comemorado o dia do Extensionista Rural. Essa data foi lançada oficialmente dia 5 de dezembro de 2005, durante uma reunião da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural - Asbraer, em Belo Horizonte (MG), que reuniu os 27 Emater's de todo o Brasil.

     A História da Extensão Rural iniciou nos Estados Unidos, durante o século XIX, com a meta de criar uma ligação entre a pesquisa e os agricultores. Seus principais objetivos eram divulgar novos conhecimentos e técnicas na agropecuária, melhorar o nível de informação e provocar mudanças de hábitos e atitudes dos agricultores e agricultoras.

     A Extensão Rural foi introduzida no Brasil, em 1948, com a criação da Associação de Crédito e Assistência Rural de Minas Gerais – ACAR/MG, através de um Convênio entre o Governo de Minas Gerais e a Associação Internacional Americana - AIA.  

     O Extensionista Rural é o principal agente na atividade de Extensão Rural, sendo responsável pelo processo de estender ao povo do campo, conhecimentos e habilidades sobre práticas agropecuárias, florestais e domésticas reconhecidas como importantes e necessárias à melhoria da sua qualidade de vida.

     Francisco José de Alencar é Extensionista Rural do Emater- PI há 29 anos e fala da importância de se trabalhar diretamente com o agricultor familiar.

     "Estou me sentindo muito feliz porque houve uma transição da Extensão Rural, que deixa de prestar assistência aos agricultores convencionais, para se voltar à agricultura familiar, desenvolvendo uma atividade sustentável e voltada para a agroecologia", afirma.

     Em 2005, a Asbraer divulgou dados sobre a atividade no Brasil e o número de extensionistas rurais já passava dos dez mil. No Emater do Piauí, são cerca de 530 profissionais, entre técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, veterinários, e assistentes sociais, prestando assistência aos agricultores e agricultoras familiares de todo o Estado.

     Sabendo da importância da atividade do Extensionista Rural, o Emater tem investido, desde 2003, em seu processo de reestruturação e em capacitações para seus funcionários, com o objetivo de melhorar o serviço prestado aos agricultores e agricultoras familiares do Piauí.

     Os técnicos participam de capacitações de acordo com as potencialidades da região em que atuam e desenvolvem projetos como Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER no Quilombo, Psicultura, Projeto Assistência Técnica e Extensão Social – ATES, Projeto Cajuína do Piauí, entre outros.

     Para o Diretor-geral do Emater, Adalberto Pereira, é uma satisfação trabalhar com essa classe de profissionais. "O Extensionista Rural tem uma importância muito grande para o desenvolvimento do Brasil e, principalmente do Piauí. Esperamos que possamos cada vez mais consolidar o trabalho da Extensão Rural do nosso Estado", elogia.

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64