Emater realiza encontro de planejamento de ações do Projeto Dom Hélder Câmara
27/11/2017 - 13:18

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater) realizou, nessa quinta (23) e nesta sexta-feira (24), em Teresina, um encontro de planejamento e apresentação do plano de trabalho com mais de 60 técnicos que irão atuar nas ações do Projeto Dom Hélder Câmara.
O projeto pretende oportunizar a inclusão produtiva e social de 2.970 famílias rurais que se encontram em situação de extrema pobreza, com renda declarada conforme cadastro único (renda mensal por pessoa até R$ 85). Serão contemplados 68 municípios de sete territórios de desenvolvimento do Estado do Piauí, por meio da prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural.
A ação é financiada por meio da parceria entre o Governo do Piauí, Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural/Anater, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), ministérios do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), da Integração Nacional, da Comunicação, entre outros.
De acordo com a coordenadora do Projeto Dom Hélder/Piauí, Márcia Mendes, este momento será oportuno para discutir sobre as metas e submetas do programa, assim como o planejamento das ações, a mobilização e apresentação nos municípios e por fim a seleção das famílias que serão beneficiadas.  “O encontro será dividido em dois momentos, mas especialmente queremos colocar os técnicos em sintonia com as ações do projeto, para que se possa partir para a segunda etapa, que será realizada em cada município”, disse Márcia.
Entre as metas propostas, estão a elaboração de 136 projetos de comercialização, além de trabalhar junto às famílias diversas políticas de apoio ao agricultor e agricultora familiar, tais como o PAA, PNAE, com destaque para o incentivo à participação de feiras e outros.
O diretor-geral do Emater, Marcos Vinicius, explica que as famílias beneficiadas irão receber um fomento via Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e a assistência técnica e extensão rural por meio do Emater.  O projeto envolve cerca de três mil famílias que irão trabalhar os quintais produtivos, e conta com um orçamento de cerca de nove milhões de reais para o custeio, com duração de três anos.
 “É construindo conhecimento e inovação para a agricultura familiar que avançaremos no estado do Piauí. Para tanto, o instituto executa, ainda este ano, três metas: apresentação do projeto e detalhamento do plano de trabalho para as equipes técnicas e parceiros; apresentação nos municípios com apoio de prefeituras e conselhos e apresentação para as famílias que serão beneficiadas”, finalizou o gestor.
A retomada do Projeto Dom Hélder no Piauí faz parte do Pacto Nacional pelo Fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). A medida permite que investimentos do governo federal voltados para essa área sejam repassados diretamente às empresas públicas prestadoras de Ater, às Ematers, por meio da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). A ação tem como principal objetivo aumentar a abrangência e melhorar a qualidade da assistência prestada a agricultores familiares, bem como levar cidadania, dignidade e qualidade de vida.