INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Diretor Geral do EMATER recebe membros da Rede de Educação do Semiárido/RESAB.
27/03/2018 - 08:18  
  
Twitter 
Google+ 
No intuito de socializar sobre as ações da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro – RESAB junto aos gestores das instituições que a compõe foi realizado no EMATER uma reunião com a Direção Geral e demais diretorias (DITEC, DIEXX e DCSA)
A Rede atualmente é composta por diversas representações de Instituições governamentais e não-governamentais, na qual o EMATER tem  assento garantido.
Na reunião realizada na última semana, foram apresentadas as ações da Rede, discutindo também possibilidades de parcerias que resultem na ação efetiva, que possibilitem no debate em torno da política de Educação Contextualizada  para Convivência com o Semiárido, e que diretamente nas escolas, possa contribuir na ressignificação do currículo das escolas do campo do  semiárido.
Assim, como foi feito com o EMATER, serão realizadas  reuniões também  com as  outras instituições parceiras nos municípios onde a Rede atua. 
Pretende-se a partir desta ação inteirar as instituições, otimizando a participação destas na composição da Rede. No caso EMATER, pretende-se proporcionar aos Extensionistas rurais um nivelamento a respeito à atuação da RESAB. 
O Extensionista Francisco Santos (Chiquinho) destaca que o apoio técnico contribui na materialização das ações da Rede, como suporte na implantação de unidades pedagógicas(viveiros, hortas e  capacitações). “O técnico sabendo do seu papel, pode contribuir de uma forma mais direta para o crescimento das ações e para a efetivação de uma educação verdadeiramente contextualizada”, disse.
 O diretor geral do Emater, Marcos Vinicius, destaca a importância de socializar junto aos técnicos as informações para que se possa trabalhar uma educação do semiárido contextualizada. Uma das propostas é trabalhar a metodologia do Programa Água Doce, que juntamente com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola-FIDA,  estará colocado à disposição três modelos de produção, através do sistema de dessalinização. “As famílias que irão receber estes sistemas, também vão contar com investimentos no ramo de produção. Queremos implementar modelos que deem sustentabilidade, desde a parte inicial até oportunizar as famílias a parte de produção, alinhando os técnicos locais e estaduais, a fim de promover uma assistência técnica e extensão rural cada vez melhor’, finalizou Marcos. 

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64