Instituto promove planejamento do Projeto Dom Hélder
04/05/2018 - 08:48

Encontro de planejamento Dom Hélder
A equipe estadual do Programa Dom Hélder Câmara (PDHC) realizou, nos escritórios regionais do Emater, nos municípios do semiárido, reuniões com técnicos que atuam no projeto. Nas visitas, foram feitos processos de escuta e repassadas orientações para a realização da próxima meta, que trata do cadastramento das famílias, além das ações do programa para este semestre. Na ocasião, a equipe organizou a agenda de trabalho, com prazo para cadastramento, entrega e postagem desses no sistema.

Atualmente, 68 técnicos estão envolvidos no projeto. O próximo passo será o planejamento das unidades familiares de produção cadastradas. Essa etapa consiste em traçar o plano de Ater de forma participativa com a família.

O diretor-geral do Emater, Marcos Vinícius, explica que esta proposta é intitulada de Nova Ater, e possui um viés no desenvolvimento comunitário sustentável, visando gerar conhecimento dentro da própria comunidade. “Essa nova forma de assistência vai possibilitar que a Anater, por meio do instituto, leve para o campo uma nova estrutura, elevando a abrangência e a qualidade da assistência a ser ofertada aos agricultores e suas organizações econômicas”, disse o gestor.

O Projeto Dom Hélder entra agora na quarta meta, que é o cadastramento das famílias que serão atendidas. O PDHC visa uma política pública de atendimento às famílias de baixa renda, que somam até R$ 85, e que estejam no cadastro do Bolsa Família.  “Este é um projeto ousado onde se busca uma assistência técnica e extensão rural contínua. Nela, os técnicos do Emater, a partir da integração dos governos federal, estadual e municipal, irão trabalhar as famílias desde a parte inicial da assistência técnica até comercialização, inserindo-as no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além de mercados convencionais, promovidos em feiras e outras atividades, afim de que essas famílias possam ter uma renda satisfatória”, finalizou o diretor-geral do Emater.

O Projeto Dom Hélder

O projeto tem como objetivo a inclusão produtiva e social de três mil famílias rurais, em extrema situação de pobreza, de 68 municípios do semiárido, com serviços de assistência técnica e extensão rural.

A ação é uma parceria entre a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) com o Governo do Estado do Piauí, por meio do Emater.