Anater e Asbraer firmam acordo de cooperação técnica
12/06/2018 - 11:21

Durante a sessão solene em comemoração aos 28 anos da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), realizada pela Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (11/06), foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e a Asbraer, que vai possibilitar a formação e capacitação de 30% dos agentes e gestores de Ater que prestam serviço para as associadas da Asbraer.

O presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, explica que a Anater tem o grande desafio de reestruturar a extensão rural no país, e qualificar o extensionista faz parte da estratégia para vencer esse desafio. “Quando a política pública chega ao produtor rural com assistência técnica, ela chega muito mais encorpada, mais eficiente, e de fato atinge seu objetivo, gerando oportunidades de desenvolvimento no campo e trazendo resultados positivos à sociedade. Então, nesse dia especial, em homenagem aos 28 anos da Asbraer, firmamos essa cooperação técnica, que vai garantir capacitação dos quadros de extensionistas das empresas públicas de Ater de todo país, o que, certamente, irá contribuir para a efetividade dos resultados das políticas públicas para o meio rural”.

Para o presidente da Asbraer, Luiz Hessmann, nada é mais solidificador para as duas instituições do que essa parceria técnica. "É emblemático para nós, da Asbraer, estarmos aqui, nas comemorações dos 28 anos da Associação, assinando um acordo de cooperação técnica com a Anater. Digo isto porque muitos de nós aqui reunidos somos parte da luta pela criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural e temos entre as prioridades da Asbraer fortificar e solidificar a Anater ", reiterou.

A Asbraer foi fundada em 1990 e reúne 27 entidades estaduais de assistência técnica e extensão rural. A instituição atua na disseminação das ações de desenvolvimento sustentável e segurança alimentar realizados pelas Emateres de todos o país.

Presidente da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural e requente da sessão solene, o deputado Zé Silva (Solidariedade-MG) ressaltou o papel da Anater e da Asbraer para o processo de desenvolvimento econômico e social do campo. “Nesses 28 anos de existência da Asbraer, o trabalho realizado por extensionistas em todas as unidades da federação vem contribuindo para melhorar o ambiente rural e a qualidade de vida de seus habitantes. E a criação da Anater está possibilitando que o recurso chegue ao campo, potencializando esses resultados. Mas a extensão rural não pode ficar subserviente aos tempos políticos, aos interesses partidários. Ela tem que ser tratada como um assunto de interesse do estado brasileiro”.
Jerúsia Arruda

Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater)

Assessoria de Comunicação
Durante a solenidade, o deputado Zé Silva destacou a criação da Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar), fundada em 1948, em Minas Gerais, e a extinção da Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater), em 1990, pelo ex-presidente Fernando Collor, e defendeu a desvinculação da extensão rural da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).

A deputada Érika Kokay (PT-DF) reiterou a defesa do parlamentar mineiro. Segundo ela, a extensão rural não deve estar subordinada a nenhum ministério, mas deve ter todas as condições para que possa articular o conjunto das políticas. “São tantas as políticas que o extensionista carrega. Extensionista é pesquisador, é alguém que estabelece sentimentos de pertencimento”.