INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Piauí participa do Encontro Nacional do Programa Água Doce em Salvador(BA)
29/11/2018 - 12:16  
  
Twitter 
Google+ 
Assinatura do pacto de continuação do programa
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) realiza no período de 28 a 30 de novembro, em Salvador (BA), o Encontro Nacional do Programa Água Doce (PAD). Na ocasião o Piauí assinou o IV Pacto Nacional de Execução do PAD.
A ação desenvolve, desde 2004, uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, por meio da instalação e manutenção de sistemas de dessalinização de água salobra, em comunidades rurais do semiárido brasileiro em nove estados do Nordeste e Minas Gerais.
 Durante o encontro o coordenador nacional do Programa água Doce Renato Saraiva destacou os avanços ao longo deste ano, e relembrou que o Ministério do Meio Ambiente entrou neste tema da dessalinização por ser uma tecnologia que avança no mundo todo.  “O Brasil entrou  no mapa  do tema da dessalinização a partir do Água Doce.  70 % dos poço no semiárido do Brasil são de águas salinas, por isso esta é uma política permanente, esta é a única forma que muitas comunidades do Nordeste podem ter acesso a água”, disse  Renato. 
No Piauí o programa é executado pelo Emater, que foi representado pela coordenação estadual, comunitários que são beneficiados, e pelo diretor geral do instituto Marcos Vinícius do Amaral. Participam também do encontro representantes do MMA, governos estaduais e prefeituras, coordenadores e técnicos do programa, secretários municipais de Saúde e Educação, representantes de comitês de bacias hidrográficas, além de integrantes de comunidades beneficiadas pelos sistemas de dessalinização.

O momento foi oportuno também para apresentação dos resultados do programa em 2018, consolidar decisões, além do lançamento do plano de atividades para 2019, cuja execução está prevista no IV Pacto Nacional do PAD que será firmado entre o MMA e os demais parceiros nos estados e municípios.
O diretor geral do Emater Marcos Vinicius avalia a atuação do programa no Piauí e destaca as conquistas ao longo destes três anos de execução conduzidas por esta gestão.  “Foram tempos de aprendizados e desafios e de vários sistemas implantados em nosso estado. Em dezembro iremos promover a entrega de mais sete. Trazemos os resultados positivos, pois este programa irá continuar, devido seu compromisso, e pela participação das famílias beneficiadas através  do acordo de gestão. Vale destacar a união de Prefeituras, estados e famílias em torno da melhoria da qualidade da água”, explicou Marcos. 






Comunidades

Genésio Pascoal, comunitário do município de Campo Alegre do Fidalgo, explicou o cuidado que cada morador tem para com os sistemas. Segundo ele, o Acordo de Gestão, é um mecanismo que favorece que cada um tenha o sistema como algo familiar.  “O sistema revolucionou nossa comunidade, pois o programa nos fornece informações, e cuidados que temos que ter com água para o consumo. Antes tínhamos várias doenças, principalmente a dos rins, a principal mudança trazida pela implantação do sistema foi à possibilidade de podermos servir agua sem que as pessoas joguem a metade fora, antes precisávamos do carro-pipa, agora a água deixou de ser um artigo de luxo”, finalizou o comunitário.  

Piauí

Foi durante a  gestão do atual diretor geral do Emater Marcos Vinicius que aconteceu a retomada das ações do programa no estado, garantindo a execução das ações e promovendo a inserção do Projeto Viva o Semiárido, por meio de um acordo entre a SDR, através da Diretoria de Inclusão Produtiva, Emater e coordenação nacional do Programa Água Doce. 
“Nos próximos meses serão instalados três modelos produtivos em comunidades do munícipio de Betânia do Piauí, onde já funcionam três sistemas de dessalinização. Nestes locais serão instalados projetos pilotos de piscicultura, palma forrageira e plantio de capim.  Este projeto piloto  vai servir de modelo para ser implementado em outros locais”, finalizou o diretor geral do Emater Marcos Vinicius.  
 O semiárido piauiense foi beneficiado com a construção de 67 sistemas de dessalinização.  O município de Betânia do Piauí já conta com três em funcionamento, Vila Nova do Piauí, Lagoa do Barro do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí e Queimada Nova estão com obras em execução. No próximo dia 13 de dezembro o Emater inaugura sete sistemas em Campo Alegre do Fidalgo, beneficiando com água potável mais de 300 famílias. 


Pacto pela continuidade do programa no Piauí
 Devido ao sucesso do programa no estado, o  diretor geral Marcos Vinicius e o coordenador estadual do Programa Água Doce Adalberto Nascimento, assinaram no encontro o pacto pela continuidade das ações. 
Esta assinatura garante o comprometimento da equipe estadual no que diz respeito ao engajamento para que o programa continue levando água  de boa qualidade para homens e mulheres do semiárido. 
Segundo Adalberto Nascimento o programa é vitorioso e tem dado certo, e não foi a toa que recebeu prêmios a nível nacional e internacional.   Ele não está só no Brasil, mas em países da América Latina. “ Por conta disso assinamos um documento  que reafirma  que a ação deve  ter continuidade e que deve continuar adotando a mesma metodologia  e fundamentos. Os governos que virão devem continuar  abraçando esta politica publica que leva água e saúde as comunidades mais distantes”, concluiu  o coordenador. 

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64