Governo entrega sistemas de dessalinização em Campo Alegre do Fidalgo
11/12/2018 - 13:01

Inauguração de sete sistemas de dessalinização por meio do
O programa é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil, que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano. No Piauí, a ação é executada pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) em parceria com as prefeituras e secretarias municipais.

As comunidades de Campo Alegre do Fidalgo eram abastecidas com água através de carros-pipa a cada 15 dias. Segundo o morador Genésio Pascoal, o Programa Água Doce veio para mudar a rotina da comunidade. As famílias terão acesso à água por meio de fichas. Elas recebem por semana quatro fichas, dando direito a 120 litros.
Segundo o diretor-geral do EMATER, Marcos Vinícius, os sistemas beneficiarão mais de 300 famílias “Estamos inaugurando esta semana 7 sistemas no Município de Campo Alegre do Fidalgo através do Programa Água Doce, entre obras civis e equipamentos já temos quase 30 sistemas instalados em 6 municípios do semiárido piauiense, portanto  estamos na fase de entrega dos sistemas, e além de Campo Alegre do Fidalgo temos 3 sistemas em Betânia, 2 em Vila Nova, 2 Lagoa do Barro e 2 em São Francisco de Assis , algumas  delas já em funcionamento e outras só aguardando equipamento. Em campo Alegre os sistemas beneficiarão mais de 300 famílias e o que queremos através do programa é levar água de qualidade a essas famílias que muitas vezes não possuem se quer uma água tratada ou própria para o consumo. Então o EMATER e Governo do Estado temos muito a comemorar, pois a partir de agora estas famílias terão acesso a água de qualidade melhorando significativamente a saúde” afirma o diretor.

A gestão dos sistemas fica por conta dos moradores, que recebem cursos de capacitação em gestão, associativismo e cooperativismo. Cada comunidade tem obrigações, deveres e direitos que são estabelecidos através de um documento chamado Acordo de Gestão.

O Estado do Piauí foi beneficiado com a construção de 67 sistemas de dessalinização. O município de Betânia do Piauí já conta com três em funcionamento, Vila Nova do Piauí, Lagoa do Barro do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí e Queimada Nova estão com obras em execução.

A solenidade acontece no dia 13 de dezembro, às 10hrs, na comunidade Barro Vermelho, em Campo Alegre do Fidalgo. Na ocasião haverá a visita dos sistemas de dessalinização, e em seguida acontece o ato de entrega com a participação de membros das comunidades envolvidas com o projeto.