Progere II beneficia mulheres de Nossa Senhora de Nazaré-PI
01/03/2019 - 09:17

Horticultura projetos produtivos beneficiado pelo ProgereII.

No intuito de realizar a prestação de contas da primeira parcela do beneficio do Programa de Geração de Renda-Progere II, foi realizada uma reunião com representantes da Associação dos Moradores e Amigos de Nossa Senhora de Nazaré (AMAN). Estiveram presentes na reunião Janaína Mendes, diretora do Progere II, Ney Augusto Nunes, consultor jurídico da SDR, Lucas Oliveira coordenador regional do Emater, que atua na assistência técnica do município.

O Programa executado pelo EMATER-PI faz parte do Projeto Pilares de Crescimento e Inclusão Social, uma ação do Governo do Estado, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, através do acordo de empréstimo com o Banco Mundial. A ação visa à geração de renda no meio rural, priorizando mulheres chefes de família, juventude e comunidades quilombolas. O programa beneficia famílias em três territórios piauienses: Cocais, Carnaubais e Entre Rios.

Segundo Lucas Oliveira, coordenador regional do Emater de Campo Maior, a expectativa quanto ao projeto vem sendo superada. “As famílias já receberam a primeira parcela, foi comprado material e produtos para horticultura, um dos três projetos produtivos adotados pelos agricultores”, afirma o coordenador.

A presidente da comissão de licitação da AMAN, Francisca Costa, destaca a abrangência do programa, uma vez que irá gerar um leque de oportunidades. “Estamos com as melhores sensações possíveis, porque é uma melhoria de renda que não inclui só a gente como beneficiário, mas toda uma comunidade abre um leque de oportunidades de geração de empregos no município”, concluiu Francisca Costa.

O EMATER desenvolve ações de organização comunitária, elaboração e assistência técnica, além de cursos de capacitação, oficinas de culinária através da Diretoria de Educação e Extensão Rural- DIEEX, buscando a inclusão dos produtos oriundos da agricultura familiar, promovendo o beneficiamento e geração de valor agregado para implementar a renda de agricultores(as) do Estado do Piauí.

De acordo com o diretor geral do Emater, Marcos Vinicius, o Programa de Geração de Renda-Progere II tem se destacado não só na elaboração e  assistência técnica dos projetos, o  pensamento do instituto  vai além disso.  “Queremos fazer com que essas famílias, jovens e mulheres tenham um ganho de renda através das mais variadas cadeias produtivas. Em Nossa Senhora de Nazaré, temos realizado cursos de capacitação com foco no  fortalecimento  da  agricultura familiar, geração de renda e  valor agregado.  Queremos que  estas famílias    mantenham seu meio produtivo, conservando  suas raízes  naquela comunidade”, declara o diretor geral.

Projetos de inclusão produtiva do Progere

Instalado em Nossa Senhora de Nazaré- PI, o projeto contempla os arranjos produtivos de avicultura, hortaliça e artesanato. O programa visa atender diretamente 20 famílias, e conta com investimento de 150.000,00(cento e cinquenta mil).

A Associação de Moradores e Amigos de Nossa Senhora do Nazaré- AMAN conta com um grupo de mulheres artesãs que já participam de feiras. Vale ressaltar que o município tem uma produção sustentável de vassouras com garrafas pets.

Ao todo serão 6 (seis) projetos pilotos, sendo um deles no extrativismo de coco babaçu , em Esperantina, um projeto elaborado pelo Emater, os demais são de Quintais Produtivos, Apicultura, produção de bolos e biscoitos artesanais, então é um projeto que abre um leque de oportunidades aos beneficiários.