INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Estado entrega sistema de dessalinização em Lagoa do Barro
29/03/2019 - 08:16  
  
Twitter 
Google+ 
Sistema de dessalinização é entregue em Lagoa do Barro
O Programa Água Doce (PAD) continua levando bons resultados para regiões do semiárido piauiense. Na última semana, foi a vez do município de Lagoa do Barro receber um sistema de dessalinização. O PAD é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com as instituições federais, estaduais e sociedade civil. No Piauí, o programa é executado pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater). 

Segundo o coordenador Adalberto Nascimento, o programa entra na fase fundamental, momento em que os sistemas estão sendo finalizados. “Estamos entregando os sistemas em Vila Nova do Piauí, São Francisco do Piauí e Lagoa do Barro. Ao todo, serão beneficiadas cerca de 500 famílias com a implantação, instalação e manutenção dos sistemas dessalinização”, explicou. Além do povoado Sete Lagoas, Lagoa do Barro ainda receberá mais oito sistemas de dessalinização.

Para que haja bom andamento do programa, é necessário um pacto entre as comunidades beneficiadas, o Emater, prefeituras, governos estadual e federal. Cada um com sua responsabilidade. A prefeitura se responsabiliza pelo pagamento da energia utilizada no funcionamento do equipamento de dessalinização. O Emater dá o suporte para a manutenção durante um ano. A comunidade assina um acordo de gestão, onde se compromete a gerenciar o sistema. O programa conta com um orçamento de R$ 13 milhões, fruto do Governo Federal com contrapartida do Governo do Estado do Piauí. 

De acordo com o diretor geral do Emater, Marcos Vinicius, já foram entregues dois sistemas em Vila Nova e dois em São Francisco. O programa tem feito a diferença por oportunizar água de qualidade para as comunidades do semiárido. “Através da parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) estamos instalando em Betânia e Campo Alegre do Fidalgo projetos produtivos para a criação de ovinos e caprinos, criação de camarão e peixes. A ideia é oportunizar além da água de qualidade , promover também a geração de emprego e renda para agricultores do semiárido”, finalizou o diretor. 
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64