Emater realiza capacitação para 25 técnicos em Paulistana
12/04/2019 - 12:32

Capacitação com técnicos em Paulistana
O Governo do Piauí através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí- Emater, em parceria com o Fundo de Desenvolvimento Agrícola – FIDA,  com apoio do IICA, realizam no período de 08 a 12 de abril, em Paulistana, uma capacitação imersa em Assessoria Técnica Sistemática - ATS, objetivando a formação continuada de 25 técnicos contratados para atuarem no Projeto Viva o Semiárido.

Esta capacitação é uma das etapas da contratação dos técnicos, realizada por meio de um edital de chamada pública promovido ainda ano passado.  Eles irão ajudar e apoiar no processo de assessoramento das famílias que são beneficiadas nos cinco territórios de abrangência, desenvolvendo e otimizando os arranjos produtivos.

O evento foi iniciado com uma mesa de honra  que contou com  a participação do diretor geral do Emater Marcos Vinícius, do diretor de Inclusão Produtiva – SDR Francisco das Chagas, da consultora do Semear Internacional Fabiana Viterbo, Evandro Cardoso (IICA) e do diretor do IFPI de Paulistana Washington Luís.

A programação trouxe uma apresentação sobre nova ruralidade, território e territorialidade com assessoria de Evandro Cardoso (IICA), além da abordagem sobre quintais produtivos com consultora IICA Júlia Aires, além realização de um painel com a  apresentação de  experiências da Associação dos Apicultores do Município de Lagoa do Sítio e a experiência sobre a cadeia da ovinocaprinocultura com a colaboração de representantes da Cooperativa dos Produtores e Produtoras da Chapada do Vale do Itaim. Ambos relataram os desafios que tem diante dos arranjos produtivos.

Fechando o momento a consultora do PVSA / FIDA Jeosafira Rocha refletiu sobre sistematização do trabalho em grupo, com base na visita a unidades produtivas e associações.

De acordo com o diretor geral do Emater Marcos Vinícius a contratação destes 25 técnicos é de suma importância tanto para o instituto quanto para os agricultores, uma vez que eles serão um reforço para a continuidade das ações.   “Em primeiro lugar esta formação visa à qualificação dos serviços de Assistência Técnica Sistemática junto aos projetos elaborados e que estão em fase de execução. Os profissionais atuarão dentro de um plano de trabalho já estabelecido pela equipe técnica do Emater. Destacamos o papel do instituto para a execução do PVSA, tendo em vista que um dos principais objetivos do Viva o Semiárido é contribuir para a redução da pobreza. Estes técnico se somam ao Emater para fortalecer as organizações dos pequenos agricultores e gerar emprego e renda”, finalizou Marcos.

André Rocha, coordenador da Assistência Técnica e Sistemática - PVSA/Emater destaca que a capacitação foi dividida em três etapas, cada uma com um papel no processo formativo dos agentes.  “Na primeira etapa abordamos momento teórico, onde foi apresentada a essência do projeto, objetivos e metas. Em seguida os técnicos tiveram um momento de imersão, passaram o dia nas comunidades beneficiadas, conhecendo o modo de vida, produção e arranjos existentes. No terceiro momento foi colocada a sistematização do trabalho de campo para a apresentação”, disse o coordenador.

O Emater é uma das entidades coexecutoras do projeto, assim como a Secretaria do Trabalho e Educação, mas exerce também o papel de prestadora de assessoria técnica para os agricultores. O instituto conta com 67 projetos aprovados e em execução, atendendo a mais de duas mil famílias, gerando em torno de mais de 15 milhões de reais aplicados.

Técnicos reforçam o Projeto Viva o Semiárido no Piauí

Os 25 técnicos contratados irão atuar nos municípios de Paulistana, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Oeiras, Picos e Valença.  De acordo com a técnica contratada Ariádila Parente Ferreira esta formação foi uma maneira de entender melhor os projetos e a forma de atuação. “Este momento foi oportuno para criar uma relação entre o agricultor e o técnico”, contextualizou. A contratada ira atuar na região de São Braz do Piauí, na cadeia da apicultura.

O PVSA integra a estratégia de desenvolvimento territorial sustentável e participativo do Governo do Piauí, fundada na implementação de políticas públicas através de uma ação integrada de planejamento, envolvendo todos os órgãos, programas e projetos governamentais.

O Instituto tem a responsabilidade de elaborar, instalar e assessorar um terço do total de Planos de Investimento Produtivos demandados pelas comunidades.

Técnicos visitam comunidades beneficiadas

Com o objetivo de gerar uma proximidade entre técnicos e agricultores beneficiados, os 25  técnicos foram divididos em grupos para  realizaram visitas e conversaram com famílias. Um dos grupos  visitou as unidades e quintais produtivos do assentamento Cachoeira. A comunidade teve a oportunidade de apresentar os principais problemas quanto à execução do projeto na comunidade.

Segundo a presidente da associação Francisca Maria dos Santos explicou os principais entraves e as conquistas ao longo dos últimos anos e destacou a felicidade em receber um reforço para a ação.  “Este projeto é muito importante, pois nos traz conhecimento e ajuda a melhorar nossa produção. Queremos que a partir da chegada destes técnicos possamos reforçar a execução do projeto”, disse a beneficiada.

A comunidade Cachoeira conta atualmente com 71 famílias beneficiadas por meio da assessoria técnica ofertada pelo Estado através do Emater.  O projeto visa trabalhar a cadeia da ovinocaprinocultura através da construção de apriscos, melhoramento do rebanho, aquisição e cultivo de palma, além do aparelhamento de um poço.