Durante os dias 11 e 12 desta semana o diretor-geral do Emater, Francisco Guedes visitou duas regionais do Instituto em municípios do interior do Piauí. Em Oeiras, sede da regional do Vale do Canindé, se reuniu com servidores para discutir as metas da gestão, entre elas o projeto ATER Crédito Rural, para contribuir para melhorar a vida dos produtores rurais e aumentar o IDH dos municípios. Ainda na regional, Guedes participou da reunião de planejamento do Programa Viva o Semiárido (PVSA) no território juntamente com o diretor técnico do Emater, André Rocha, e equipe.
“É importante ter esse contato. A gestão tem que ser alinhada, sabemos das dificuldades, mas queremos atender as necessidades aqui relatadas. Nossa intenção é proporcionar as condições necessárias para que o trabalho dos técnicos do Emater possam ser desenvolvido da melhor maneira possível. Temos propostas para ampliar a assistência técnica no âmbito do crédito rural e para a produção alinhada a inovação que deve ampliar bastante nossa produtividade. Além de estar alinhados com os nossos servidores e população buscamos estar atrelados ao crescimento do IDH dos municípios piauienses, meta da gestão do Governo do Estado”, destacou Francisco Guedes.
Em Floriano, sede da regional do Vale dos Rios Piauí e Itaueira, o diretor conversou com os servidores com o intuito de ouvir demandas e identificar necessidades da regional. Durante a passagem pelas cidades a equipe técnica do Emater e Seplan, através dos coordenadores dos conselhos territoriais de desenvolvimento sustentável também conversou com gerentes do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil, para apresentar uma proposta de ampliação das parcerias no âmbito do crédito rural e ainda a busca de resolução de pendências financeiras.
O diretor técnico do Emater, André Rocha, comentou sobre o acompanhamento ao PVSA.
“Temos resultados positivos com o Programa Viva o Semiárido. Aqui na região de Oeiras, por exemplo, nós temos o território mais produtivo do projeto, tanto referente ao número de projetos, quanto ao numero de famílias beneficiadas, e tudo isso acontece graças ao envolvimento dos nossos técnicos que estão dispostos a contribuir da melhor forma possível”, afirmou.