Emater participa das comemorações pelo aniversário da Embrapa Meio-Norte
15/06/2019 - 12:33

Durante a manhã desta sexta-feira, 14, o diretor-geral do Emater, Francisco Guedes, participou das comemorações pelo aniversário da sede da Embrapa Meio-Norte, em Teresina, pelos 44 anos da instituição.

Na oportunidade, diversas autoridades estiveram presentes e falaram sobre a importância da Embrapa para o país.

A vice-governadora do Piauí, Regina Sousa, por dxemplo, ressaltou a necessidade de um maior reconhecimento da instituição.
“A Embrapa deveria ser considerada uma das joias da coroa do desenvolvimento do Brasil. O que a Embrapa produz é para a humanidade. A gente vê em certos momentos um ataque a ciência e as universidades, e isso é muito ruim, é preciso reconhecer a importância da ciência. Os funcionários da Embrapa são heróis, são até poucos e produzindo muito. E queremos ampliar nossas parcerias para que a Embrapa esteja no nosso lado lutando também contra o veneno, contra os agrotóxicos”, destacou a vice-governadora.

O diretor-geral do Emater, Francisco Guedes, relembrou o início de sua carreira como pesquisador e sua participação na história da instituição.

“Eu, que sou pesquisador da Embrapa Meio-Norte, fico feliz de participar desta comemoração. O que quero deixar aqui é um agradecimento a todo o conhecimento que a Embrapa me proporcionou, inicialmente como estagiario e bolsista na década de 1980 sob a coordenação do grande cientista José Herculano de Carvalho, a quem devo muito. E agora, com Diretor-Geral do Instituto Emater, a primeira instituiçao que visitei foi a Embrapa para ampliar as parcerias e contribuir para transformar vidas. isso é um reflexo do nosso reconhecimento aos serviços prestados por esta casa”.
AUTORIDADES ESTIVERAM PRESENTES

Durante a comemoração, os convidados desfrutaram de uma apresentação da Orquestra Sanfônica de Teresina e foram apresentados a miniaturas dos sistemas produtivos desenvolvidos na Embrapa, além da degustação de alimentos produzidos com ajuda de pesquisas científicas da casa.

O chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando de Carvalho Leite, falou da responsabilidade da Embrapa para o desenvolvimento do Brasil.
“Nós sabemos das dificuldades, mas temos ciência da nossa missão de contribuir com o desenvolvimento. Temos a confiança do povo brasileiro que acredita no nosso trabalho e há 44 anos temos correspondido a essa expectativa”, destacou.

Estiveram na comemoração representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Teresina, UFPI, Uespi,  IFPI, Sebrae e de diversos outros órgãos governamentais, alem de sete vereadores da capital.