Plano Safra é lançado no Piauí com previsão de R$ 642 milhões
26/06/2019 - 12:35

Nesta quarta-feira (26), o Banco do Brasil realizou, em Teresina, a solenidade de lançamento regional do Plano Safra 2019-2020, que prevê a distribuição de R$ 642 milhões em crédito para pequenos, médios e grandes produtores rurais no Piauí. O diretor-geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater), Francisco Guedes, participou do evento representando o governador Wellington Dias.

Diversas autoridades participaram da solenidade

O superintendente regional do Banco do Brasil, Silvio Luiz, destacou que o crédito deve impulsionar toda a cadeia de negócios do Piauí e ressaltou que, somente em 2018, o banco desembolsou R$ 85,96 bilhões em crédito para cadeia do agronegócio no país inteiro, dos quais R$ 279 milhões foram no Piauí.

“Sabemos que agronegócio representa muito para esse país, principalmente para nosso estado, cria-se grandes expectativas que o agronegócio vá impulsionar toda a cadeia de desenvolvimento do nosso querido Estado do Piauí para isso conta com o Banco do Brasil”, destacou.

Francisco Guedes participa do evento

Francisco Guedes destacou que as ações de sua segunda gestão à frente do Emater têm como um dos focos o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Piauí, através de políticas voltadas à melhoria de vida das comunidades menos desenvolvidas do estado.

“Em pouco tempo que assumi a diretoria do Emater, apresentei ao governador 14 projetos e temos como meta apresentar mais, estamos realizando parcerias para isso. Desses projetos temos como prioridade a assistência técnica e extensão rural aos agricultores com a finalidade de potencializar o crédito rural. Como meta, R$ 32 milhões para investir na agricultura familiar, beneficiando diretamente 11.500 famílias e aumentando o IDH do Estado do Piauí”, destacou Guedes.

No Piauí, o Plano Safra 2019-2020 teve um aumento de 132% em relação ao plano anterior e há a previsão de que R$ 90 milhões sejam destinados ao crédito para pequenos produtores do estado.