Emater leva água potável à comunidade rural
01/07/2019 - 09:53

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) 97% da água do planeta é salgada e, portanto, imprópria para o consumo. Dos 3% restantes, 2,5% está retido em geleiras, ou seja, o mais importante recurso natural da terra precisa ter sua utilização repensada.

Apesar da realidade distante das capitais, algumas comunidades ainda sofrem com a falta de água potável. Sendo salobra, comum com a abertura de poços em regiões interioranas, pode acarretar problemas de saúde relacionados a desidratação por conta do alto teor de sódio.

morador bebe água

É pensando neste contexto que o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater) trabalha no âmbito do Programa Água Doce para levar dessalinizadores a povoados do Estado.

O mais novo sistema foi inaugurado neste domingo (30) e contou com a participação do diretor-geral do Emater, Francisco Guedes, na comunidade rural Baraúnas, no município de Acauã, localizado a 482 quilômetros de Teresina.

No município, outras cinco comunidades serão beneficiadas pelas ações do programa, através do Instituto, até o fim de julho de 2019.

Morador da comunidade, Juracir Coelho, comemorou a chegada do sistema de dessalinização já que, segundo ele, dentre os moradores, muitos sofrem de problemas de saúde, devido a má qualidade da água da região.

Foto_01072019_100754

"A gente espera que venha a melhorar a vida das pessoas, porque a gente vive em uma comunidade em que as chuvas são poucas. Com o sistema, a gente acha que a saúde das pessoas vai melhorar, porque muitos aqui sofrem com problemas de rins por conta da água salobra", afirmou.

Além do Povoado Baraúnas, outras 62 comunidades de nove municípios do semiárido cristalino serão beneficiadas pelo Água Doce, levando água potável a mais de 20 mil pessoas no Piauí, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e aumento do IDH dos municípios do estado.

"Esse sistema transforma água salgada, comum na região do semiárido cristalino, em água potável, com pureza de 92%, ou seja, melhor que água mineral. Nossa finalidade com o Programa Água Doce é melhorar a qualidade de vida das pessoas e é uma alegria estar contribuindo com isso", destacou o diretor-geral do Emater, Francisco Guedes.

Programa Água Doce

Lançado em 2004, o Programa Água Doce (PAD) é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e da sociedade civil, que visa atender as populações de baixa renda residentes em localidades difusas do semiárido, com acesso à água de boa qualidade para consumo humano, a partir do aproveitamento de águas subterrâneas salobras e salinas, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização sustentáveis, democratizando, assim, o acesso à água de boa qualidade para consumo humano.

comunidade se reuniu para acompanhar inauguração

Segundo o prefeito de Acauã, Reginaldo Rodrigues, o "Molão", também morador da comunidade Baraúnas, assim que a prefeitura soube da possibilidade da instalação dos sistemas dessalinizadores no município, não mediu esforços para a execução do programa.

"Essa é uma iniciativa muito importante para a vida das pessoas e nós buscamos de todas as formas a concretização do programa em nossas comunidades, desde a sessão de terras para a instalação dos dessalinizadores, até o pagamento dos custos de energia", afirmou o prefeito.

De acordo com o coordenador estadual do Água Doce, e funcionário do Emater, Adalberto Nascimento, falou da importância da assistência através dos sistemas.

"Hoje o programa traz água de qualidade para as comunidades rurais difusas do semiárido piauiense, aqui em Acauã temos agora seis sistemas instalados e esta inauguração da a possibilidade de ainda mais famílias terem acesso a um recurso essencial para a vida", ressaltou.

No Piauí, os investimentos do programa chegam a R$ 13 milhões, divididos entre o Governo Federal e Estadual.

Por Luiz Carlos Júnior e Allan Campelo