Emater-PI participa de articulação de projetos no território Entre Rios
19/07/2019 - 18:39

Instituições discutiram também projetos já em andamento

Durante toda a manhã de hoje (19) o diretor-geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater – PI), Francisco Guedes, participou, no município de Monsenhor Gil, da 2ª Plenária Territorial Ordinária do Território Entre Rios. O objetivo do encontro foi discutir as políticas públicas e projetos já em andamento no âmbito do desenvolvimento rural no território.

Guedes falou sobre as perspectivas de investimentos em ATER Assistência Técnica em apoio aos projetos produtivos no território Entre Rios.

“Vivemos um momento delicado da economia nacional e precisamos apresentar projetos que gerem muito além de um beneficiamento imediato. Temos o Sisteminha, onde já formatamos a proposta de $ 1,5 milhão por município para o beneficiamento de 100 famílias em cada um dos que aderirem ao projeto de produção sustentável de alimentos. Vamos começar por um município deste território com recursos de emenda parlamentar do deputado Franzé. Queremos proporcionar renda e poder contribuir para o crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano destes municípios”, afirmou.

O território Entre Rios é composto por 31 municípios, entre eles, a capital Teresina. Dentre os projetos discutidos no evento estiveram em foco o Plano de Ação Territorial (PAT) da Psicultura Integrada e a estruturação do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M).

A diretora de Políticas de Desenvolvimento Territorial da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Amália Rodrigues, ressaltou a necessidade de integração entre os órgãos da administração pública e a comunidade.

“O território é bem desenvolvido, posso dizer que está bem adiantado na apresentação dos projetos, mas precisamos trabalhar mais em conjunto. Ouvir as demandas e entender que não é só o poder público que vai atender as necessidades, o território precisa estar organizado socialmente”.

Participaram do encontro, representantes das secretarias municipais e estadual de Agricultura Familiar, Emater, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Banco do Nordeste (BNB), Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (Fetag), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), além de vereadores e da deputada estadual Elisângela Moura (PCdoB).