Projeto Cinturão Verde recebe veículos com apoio do Emater
26/07/2019 - 14:02

Durante a manhã desta sexta-feira (26) o diretor-geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater), Francisco Guedes, e o diretor-técnico do Instituto, André Rocha, participaram da entrega de caminhões e tratores com implementos às comunidades e assentamentos assistidos pelo programa Cinturão Verde, apoiado pelo Emater através de projetos desenvolvidos por técnicos da casa.

O Projeto Cinturão Verde é rede de produção de hortaliças, grão e tuberosas e de criação de galinha caipira, realizado pela Secretaria de Agricultura Familiar, Emater e Sindicatos e Associações de Produtores Rurais, hoje, atuando em 11 municípios da grande Teresina.

Veículos são fruto de projeto do Emater e emenda parlamentar do deputado Fábio Abreu

O diretor-geral do Emater, Francisco Guedes, falou sobre a importância de apoiar os pequenos produtores.

“Hoje os agricultores e agricultoras familiar do Projeto Cinturão Verde estão recebendo frutos de sua persistência, luta e insistência. Hoje, já prestamos assistência técnica aos produtores associados ao Cinturão Verde, mas queremos nos colocar a disposição do projeto para ampliar parcerias e assim levar alimentos de qualidade para a mesa da população piauiense, aumentando o IDH dos municípios e contribuindo para a geração de emprego e renda”, afirmou.

O deputado Fábio Abreu, responsável pela destinação de emenda para aquisição do maquinário ressaltou a relevância dos equipamentos para os produtores.

"É uma importante ação para a agricultura familiar no Piauí, que já trabalha de forma empreendedora por meio da orientação dos órgãos com a criação da marca própria, a exposição dos produtos e agora com a entrega do transporte que tenho certeza que facilitará o escoamento e a entrega pelas associações", destacou.

Comunidades e associações foram beneficiadas

Na oportunidade, as autoridades destacaram o trabalho do Emater como responsável pelo projeto técnico que viabilizou a aplicação das emendas, elaborado pelo Coordenador de Capacitações de Crédito Rural e do programa Semeando Cidadania do Emater, Jerônimo Filho.

O Superintendente de desenvolvimento rural da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), Francisco das Chagas, o Chicão destacou o esforço dos produtores para manter o projeto ativo.,

“Ontem, dia 25 de julho, foi o dia internacional da agricultura familiar e eu quero parabenizar todas as agricultoras e agricultores que fazem parte dessa categoria tão importante, que garante produtos saudáveis, frescos, livres de agrotóxicos, com o sabor diferenciado que é dado pelo suor, pela força do homem e da mulher do campo, que alimentam o povo brasileiro”.

Francisco Guedes destacou a importância de ampliar parcerias com o projeto

Participaram ainda do evento, o deputado Coronel Carlos Augusto; deputado Magalhães; e representantes de prefeituras que contam com o projeto nos respectivos municípios.

O produtor rural e membro do Conselho Gestor do Cinturão Verde, Antônio Cornélio falou em tom de agradecimento aos envolvidos no projeto.

“É uma satisfação imensa ter uma oportunidade de recebermos esses bens valiosos, que vão ajudar muito a nossa agricultura familiar. Unidos somos mais fortes, homens e mulheres do campo, por uma agricultura familiar melhor. Nós sabemos o quanto é difícil trabalhar o dia todo nesse sol que dá 40 graus, mas, também como é gratificante ganhar o nosso pão de cada dia com esse suor honesto”.