INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Produção de galinhas caipiras na agricultura familiar será foco de projeto piloto no Piauí
11/10/2019 - 13:58  
  
Twitter 
Google+ 
Projetos devem ser implantados em José de Freitas e Floriano

Nesta sexta-feira (11), o diretor-geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI), Francisco Guedes, visitou uma propriedade produtora de galinhas caipiras do tipo canela preta no município de Nazária, a 31 quilômetros de Teresina. A visita faz parte de um estudo de viabilidade para a implantação de um programa voltado à disseminação da cultura entre os agricultores familiares assistidos pelo Emater-PI. A Vivenda Luiza, propriedade visitada, tem um plantel de 4500 aves destinadas à produção de ovos e de cortes.

Inicialmente está prevista a implantação de programas pilotos nas cidades de José de Freitas e Floriano em uma ação conjunta envolvendo, além do Emater, a Secretaria Estadual da Agricultura Familiar, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária, Agencia de Fomento, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí e o Sebrae.

“O governador Wellington Dias determinou que nós juntássemos uma equipe de instituições integradas à Emater para buscar uma parceria para a realização de alguns pilotos de produção de galinha caipira no estado do Piauí, e, nós estamos visitando alguns produtores. Nós vamos buscar difundir essa tecnologia para que a gente possa buscar a viabilidade econômica em pequena escala, para produtores de até 100 galinhas caipiras”, destacou o diretor-geral do Emater-PI, Francisco Guedes. 

Foto_11102019_021059

De acordo com o analista da área de transferência de tecnologia, médico veterinário Anísio Lima, a difusão da cultura entre os agricultores familiares possui viabilidade, desde que observados aspectos técnicos e que haja assistência técnica constante.

“A viabilidade econômica da cultura da galinha caipira no estado apresenta-se promissora, desde que o produtor siga normas de organização e tenha assistência técnica, que é fundamental. Tudo isso sendo bem trabalhado, alinhada ao planejamento do produtor, à adoção  de tecnologias disponibilizadas pelos centros de pesquisa, como a Embrapa e universidade, promovem a viabilidade dessa atividade dentro da agricultura familiar, porque essa é uma atividade que requer baixo investimento e possui o diferencial do preço de comercialização de seus produtos, tanto da galinha, quanto do ovo, produtos da culinária piauiense que possuem um alto valor agregado”, destacou o pesquisador.

Um dos gargalos da produção de galinha caipira no estado tem sido a dificuldade na obtenção de certificação sanitária, por isso, um dos objetivos do projeto é contribuir para que a produção preencha os requisitos necessários para a obtenção dos selos de inspeção, necessários para a comercialização.

“Nós iremos difundir esse arranjo produtivo local, com foco na obtenção do selo de inspeção municipal e territorial para que os produtores possam vender mais e melhor. A função do governo é apoiar tanto na assistência técnica, quanto no apoio à comercialização, criando a logística para isso”, afirma Francisco Guedes.

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64