INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Assentamento Vale da Esperança recebe capacitação do Emater
14/10/2019 - 14:16  
  
Twitter 
Google+ 
Curso visou a produção de alimentos a base de caju

Durante a tarde deste domingo (13) o diretor-geral do Emater – PI, Francisco Guedes, acompanhou o encerramento do curso de capacitação em beneficiamento do pedúnculo do caju na comunidade Vale da Esperança, a 38 km de Teresina.

Francisco Guedes falou com entusiasmo sobre o projeto.

"É uma alegria para nós estarmos presentes e ver os resultados de capacitações como estas. A comunidade envolvida em um projeto desenvolvido diretamente em parceria com o Emater. Nós esperamos envolver ainda mais comunidades e dar alternativas tanto para a alimentação dessas famílias, como para a comercialização e contribuir para melhorar a renda das famílias. Estamos dispostos a contribuir para que os produtos ganhem os selos de inspeção municipal e territorial e as certificações necessárias para a comercialização em todos os mercados possíveis”, destacou Guedes.

No curso, os moradores foram capacitados para a produção de cajuína, doces, paçoca e creme da carne de caju. O objetivo do curso é propiciar um ambiente de autossuficiência alimentar e econômica para as famílias beneficiadas.

A moradora do assentamento e beneficiada pelo curso, Carla Karine contou como aconteceu a aproximação com o Emater - PI.

“Nossa comunidade já participa da feira de base agroecológica da UFPI e foi lá que tivemos o contato com o Emater, por meio da diretoria de Empreendedorismo, que nos apresentou essa alternativa para que tornasse nossa comunidade mais independente no âmbito da produção alimentar”, ressaltou Karine.

O diretor de empreendedorismo do Emater – PI, Albemerc Moura de Moraes, falou aos moradores sobre a importância de dar continuidade as ações.

“Para nós é um trabalho que tem que continuar, temos aqui as ações de um projeto que começamos na atual gestão do Emater – PI que é a o da Juventude Agroecológica Empreendedora, hoje feito em parceria com a UFPI, IFPI e Embrapa com o objetivo de trazer soluções que estejam ao alcance desses jovens para que não seja preciso sair de onde eles moram em busca de segurança alimentar ou renda”.

Ao fim do curso os produtos foram expostos e disponibilizados para degustação. A extensionista do Emater – PI, Márcia Ferreira,  comentou sobre os benefícios do curso.

“Nós ministramos o curso para jovens que são egressos das Escolas de Famílias Agrícolas, nossa intenção é envolver mais esse público dentro de atividades benéficas a comunidade como um todo e ainda deixar claro que estaremos a disposição para auxiliar essas famílias. O curso foi concluído, mas a parceria com o Emater- Pi continua”, concluiu.

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64