INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Reestruturação do Emater-PI é discutida e audiência pública
25/10/2019 - 14:25  
  
Twitter 
Google+ 
Diretor-geral avaliou a audiência como positiva

Com o objetivo de discutir melhoras na infraestrutura do Emater - PI, o diretor-geral do Instituto, Francisco Guedes, participou de uma audiência pública na comissão de infraestrutura da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), na manhã desta quinta-feira (23).

Para Francisco Guedes a audiência foi positiva e de encontro com um objetivo comum, fazer com que o Emater atenda mais e melhor os agricultores familiares de nosso Estado.

“Avalio como positiva esta audiência, entendo que temos dificuldades e precisamos ouvir as demandas de nossos servidores, mas foi um momento importante em que pudemos apresentar tudo que já foi feito dentro do curto tempo que estamos a frente da instituição, além de apontar que boa parte das reinvindicações de nossos deputados já estão sendo atendidas pelo Governo do estado que autorizou financeiramente boa parte da solução das demandas do Emater, porém dentro da administração pública nós lidamos com prazos e processos que precisam ser respeitados visando o total cumprimento da legalidade. É importante frisarmos que trabalho na atual gestão em três frentes; a restruturação do Emater, a capacitação de nossos servidores e, principalmente, a luta por melhor remuneração para cada um de nossos colaboradores”, destacou Guedes.

Na oportunidade, o diretor-geral do Emater apresentou ao público ações que já estão sendo desenvolvidas para responder as demandas do Instituto, tais como a aquisição de novos veículos, reforma das sedes regionais do Emater e compra de equipamentos já autorizados pelo governador Wellington Dias e encaminhados para licitação, e uma proposta para o plano de cargos, carreira e salários.

O líder do Governo na Alepi, deputado Francisco Limma (PT), afirmou que um dos fatores primordiais para o desmonte do Emater ao longo dos anos foi a extinção da Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater), além da atual situação financeira do país, no entanto, Francisco Limma garantiu que o governador Wellington Dias trabalha no sentido de melhorar as condições salariais e de funcionamento do Emater.

Os deputados Gustavo Neiva (PSB), líder da Oposição, e Teresa Britto (PV), vice-líder, defenderam a necessidade de ações mais enérgicas para melhorar as condições de trabalho e de salários dos servidores do órgão.

Estiveram presentes ainda o deputado Georgiano Neto (PSD), presidente da comissão de infraestrutura,  servidores do Emater-PI, representantes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea - PI), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí – SINTERP, e Sindicato dos Técnicos e Técnicas Agrícolas de Nível Médio do Estado do Piauí (SINTAPI).

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64