Comunidade autossuficiente com apoio do Emater
22/11/2019 - 12:56

Estrada de chão, clima semiárido e povo que fincou raízes as margens da maior fonte de água por perto, a barragem do Jenipapo, para se prevenir que lhes faltassem o básico, a sobrevivência. Assim era a comunidade Moreira antes da chegada do Emater.

A aproximadamente 640 km da capital Teresina, a comunidade Moreira fica no interior do munícipio de Dom Inocêncio. Formada em torno da barragem local teve desde seu início uma comunidade voltada para a pesca, mas sem as instruções necessárias para transformar a subsistência em rentabilidade. Foi quando em 2016, por meio de um acordo de empréstimo entre o Governo do Estado do Piauí e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA, no âmbito do Projeto Viva o Semiárido (PVSA), a comunidade começou a receber as condições que casariam perfeitamente com a vontade que seus moradores tinham de melhorar de vida.

asf

Com uma integração com a Associação dos Irrigantes e Piscicultores da Localidade Moreira, que apresentou um Projeto Produtivo ao PVSA objetivando o incremento da atividade de criação de peixes, através da aquisição de 26 tanques rede, uma plataforma de manejo, canoas, máquina de gelo, motocicleta tipo triciclo, apetrechos para piscicultura, além de alevinos e ração para o primeiro ciclo de produção.

Para o presidente da associação; Raimundo Nonato, o programa contribui diretamente para o desenvolvimento da comunidade.

“Todos nós já mexíamos com pesca, mas ninguém criava assim em grande escala, hoje apesar da distância temos como comercializar os peixes. Esse é um projeto que nos ajudou muito”, afirmou.

INVESTIMENTOS

O Projeto tem investimentos da ordem de R$ 228.324,62, dos quais R$ 205.474,16 são recursos de fonte do Acordo de empréstimo Governo do Estado/FIDA e R$ 22.830,46 como contrapartida da comunidade.

dfgdfg

A entidade responsável pela elaboração, implantação e assistência técnica, é o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado o Piauí – EMATER-PI que, através de um Plano de Assistência executado pela equipe técnica do Escritório Regional do Município de São Raimundo Nonato e apoio técnico da Unidade Regional de Gestão do Projeto Viva o Semiárido – URGP Serra da Capivara, vem auxiliando em todas as etapas de instalação do projeto.

O diretor-geral do Emater – PI, Francisco Guedes, falou com alegria sobre a prosperidade do projeto.

“É importante destacar exemplos de sucesso como esse na comunidade Moreira. Temos um exemplo claro de como os projetos beneficiam das mais diferentes formas. A nossa proposta é exatamente essa, mostrar que o Emater transforma vidas para melhor. Temos um compromisso firmado com o Governo do Estado, na pessoa do governador Wellington Dias, para alavancar o IDH de nossos municípios e o Emater é uma instituição indispensável para que esse objetivo seja alcançado”, afirmou Guedes.

Um dos responsáveis pelo acompanhamento técnico na localidade, o extensionista do Emater – PI; Lucas Bastos, falou sobre a comunidade que se mostra completamente envolvida no projeto.

“Foi um grande avanço para a comunidade e acreditamos que eles já se apropriaram completamente do projeto e conseguem ser autossuficientes dentro da produção”, explicou Lucas.

IMPACTO NA CULINÁRIA

sfg

Entre outras atividades do projeto foram realizadas capacitações e cursos de culinária do peixe e de filetagem de tilápias, o que possibilitou a comercialização do filé de peixe para a merenda escolar no município

Dona Maria de Jesus, uma das moradoras contempladas pela capacitação em culinária, destacou o aprendizado obtido com o curso.

“Para nós foi muito importante o curso, aprendemos a fazer os bolinhos de peixe, a preparação do filé, coisas que não sabíamos antes e que além de comer também produzimos para vender nas feiras”, destacou.

COMERCIALIZAÇÃO

Apenas em 2018 a comunidade com apenas 20 pessoas envolvidas diretamente com a produção comercializou aproximadamente 13,0 toneladas de peixes, incluindo as compras governamentais e vendas direto ao consumidor.

A produção que ainda dá garantias a segurança familiar dos beneficiados é comercializada em três municípios próximos, sendo eles Dom Inocêncio, São João e Capitão Gervásio Oliveira.

O coordenador-regional do Emater – PI no território da Serra da Capivara, Eduardo Galvão falou sobre o acompanhamento do Instituto dentro da comunidade Moreira.

“É uma satisfação para nós do Emater quando vemos uma comunidade assim prosperando com um projeto executado por nós. Apesar de gerir a parte administrativa dos projetos, buscamos também levar as necessidades das comunidades aos nossos técnicos que fazem um acompanhamento efetivo e aqui, na comunidade Moreira o resultado é visível”, concluiu.

Além do projeto do Emater – PI, a comunidade também foi agraciada com um projeto produtivo da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em agricultura e cultivo de hortaliças, frutas e tubérculos e mais 30 tanques para a produção de peixes.

"Nós observamos que essa comunidade vem obtendo sucesso, hoje podemos dizer que ela é uma referência em coletividade, organização e produtividade. Hoje, eu considero que eles têm aqui os maiores produtores de batata doce da agricultura familiar", destacou Everaldino de Brito, técnico da Codevasf.

Além da produtividade, segurança alimentar e outros benefícios que os auxílios do Governo do Estado trouxeram a comunidade, existe ainda a diminuição da migração para os grandes centros. Emerson da Silva é dentre os beneficiados o mais jovem, com apenas 21 anos ele contou como o projeto auxiliou na sua permanência na localidade.

“Antes eu ia até Dom Inocêncio para trabalhar, buscar um meio de vida e agora eu posso me concentrar em produzir aqui. Nós só temos que agradecer ao Emater e ao Governo do Estado pela oportunidade”, ressaltou Emerson.

Fotos e Texto: Allan Campêlo