O último encontro dos Coordenadores Regionais de 2006 do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/PI foi realizado durante os dias 21 e 22 de dezembro, no município de Luís Correia. Além dos Coordenadores das 17 regiões do Instituto, também estavam presentes representantes das coordenações estaduais e diretores do Emater.
O objetivo do encontro era fazer um balanço das ações desenvolvidas em todos os setores do Instituto de 2003 a 2006 e estabelecer metas para serem desenvolvidas no ano d 2007.
No primeiro dia de reunião, cada coordenador regional apresentou dados sobre os resultados obtidos e as ações realizadas na sua região, mostrando, por exemplo, quantas famílias foram beneficiadas pelos projetos desenvolvidos pelos técnicos do Emater e dados do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf.
Um dos pontos mais citados pelos coordenadores foi o processo de reestruturação do Emater, que hoje conta com 165 escritórios equipados e informatizados com técnicos capacitados para atender com qualidade e eficiência os agricultores e agricultoras familiares.
"Estamos concluindo quatro anos de gestão na região de Floriano e foi um trabalho de restauração da região. Hoje estamos dando assistência aos agricultores familiares através de projetos como de piscicultura, irrigação e cajucultura. Percebemos que estamos deixando uma base de funcionamento para o trabalho de assistência técnica e extensão rural e social", comemorou a Coordenadora do Regional de Floriano, Maria Euda Araújo.
No segundo dia, as diretorias técnica, administrativa e financeira, de educação e extensão prestaram contas sobre suas atividades. Ao longo do encontro, foram realizados debates para apresentar sugestões e esclarecer duvidas sobre as ações baseadas nos seguintes pontos: transparência, compromisso, publicidade, descentralização e multiplicação, além de serem enfocados temas como as parcerias institucionais e nível de organização.
O Diretor-Geral do Emater, Adalberto Pereira enfocou a importância das coordenações regionais. "Esse encontro é muito importante porque, aqui, estão reunidos os gestores do Emater, isto é, os coordenadores, aqueles que estão na base, mais próximos dos agricultores familiares."