Emater-PI leva água potável para comunidades rurais do semiárido piauiense
10/12/2019 - 11:36

Agricultor consome água potável no semiárido piauiense

Durante todo o ano de 2019, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI) esteve presente no cotidiano dos agricultores familiares piauienses por meio de visitas técnicas a propriedades, atendimentos nos escritórios regionais e em atividades coletivas, como dias de campo, capacitações, cursos e oficinas.

Em grande parte, tais ações são viabilizadas pelos projetos executados pelos Emater no Piauí, tais como o Projeto Viva o Semiárido (PVSA), o Projeto Dom Helder Câmara e o Programa Água Doce. Além das ações dos programas, o Instituto também realiza assistência voltada ao acesso ao crédito rural e atua na emissão de Declarações de Aptidão ao Pronaf – DAP’s.

Por meio do Programa Água Doce, o Emater-PI tem beneficiado a população do semiárido piauiense com melhores condições de vida. Hoje o programa atende 201 comunidades em 12 municípios piauienses nos territórios da Serra da Capivara, Vale do Rio Itaim, Vale do Rio Canindé, Vale do Rio Guaribas e Vale do Rio Piauí e Itauera, beneficiando 26 mil pessoas no semiárido piauiense.

E agosto, quando da inauguração de um sistema dessalinizador no município de Lagoa do Barro, o governador Wellington Dias destacou a importância do programa para o Piauí.

“Este é um trabalho feito de uma forma integrada, com o Emater, o Ministério do Desenvolvimento Regional, a prefeitura e a comunidade do povoado para que as próprias pessoas definam o consumo e possam administrar o sistema. Eu saio daqui muito feliz, porque não podemos lembrar da assistência só na capital, mas em comunidades rurais em todo o nosso Estado”, comentou o governador.

O Água Doce é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com diversas instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. A iniciativa visa estabelecer uma política pública permanente de acesso a água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados ambientais e sociais na gestão de sistemas de dessalinização.

“O Programa Água Doce é mais um dos nossos projetos que busca beneficiar diretamente a população. Com água de qualidade nós conseguimos combater doenças renais, mortalidade infantil e pressão alta. É trazer longevidade a nossa população e consequentemente contribuir para o aumento do IDH dos municípios piauienses”, destaca o diretor-geral do Emater-PI, Francisco Guedes.

Foto_10122019_111227

No mês de julho, aconteceu em Teresina o 3º Encontro Estadual do Programa Água Doce, em que foram discutidas as ações do programa no Estado e propostas novas metas para a universalização da água de qualidade para a população do semiárido cristalino piauiense. As propostas foram apresentadas na II Reunião de Acompanhamento da Execução do Programa Água Doce, que aconteceu em Maceió -AL, no último mês de agosto.  O plano apresentado prevê o investimento de R$ 97 milhões no estado.

“Além de apresentar o que já executamos, trouxemos nossas demandas para os próximos dez anos, para que façamos um novo convênio com o ministério e possamos entregar novos 280 sistemas, todos eles buscando autonomia das comunidades, já devem ser instalados com energia solar, além disso temos a intenção de trabalhar com energia solar em 30% dos sistemas já concluídos, esse desejo vem pela necessidade de atender a municípios que ainda possuem problemas com a energia convencional”, destacou Adalberto do Nascimento, servidor do Emater que coordena o programa no Piauí.

No Piauí, através do Programa Água Doce, já foram investidos desde 2012 o valor de R$ 13.250.044,87, em 67 sistemas de dessalinização, sendo repasse Ministério do Desenvolvimento Regional R$ 11.834.950,38 e contrapartida do Estado de R$ 1.314.994,49.

Foto_10122019_111233