Com plataforma digital, Emater-PI otimiza atendimentos a agricultores familiares
10/12/2019 - 13:08

Com o objetivo de realizar o acompanhamento em tempo real das ações do Instituto, facilitando um melhor atendimento aos agricultores familiares, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI) lançou em 2019 uma plataforma digital. Com a ferramenta, o Instituto iniciou o processo de resolução de alguns problemas do atual contexto do Emater-PI, como a dificuldades de acompanhamento da situação dos projetos geridos pelo Instituto nos municípios piauienses, de acesso às comunidades e falta de conectividade, além daqueles relacionados à comunicação interna e externa.

Presente na solenidade de lançamento da funcionalidade, ocorrida em outubro, no Palácio de Karnak, o governador Wellington Dias falou sobre os benefícios trazidos pela nova ferramenta.

"É importante que tenhamos essa integração entre equipes locais e regionais com a sede estadual, essa relação entre o assistido e o técnico constrói um passo importante para atender melhor os agricultores familiares", ressaltou Wellington Dias.

A integração dos sistemas de planejamento e de avaliação das atividades semestralmente por regional também estão contribuindo para o alcance do resultado. Agora, com o aplicativo, além do método tradicional, o técnico de campo vai poder registrar as suas ações pelo sistema do planejamento e gestão do instituto.

“Isso vai facilitar e ajudar no trabalho de campo de forma mais assertiva, de acordo com o planejado, até porque faz o técnico revisitar o planejamento mais vezes”, afirma o coordenador do crédito rural orientado do Emater, Jerônimo Filho.

Durante os meses de outubro e novembro foram realizadas capacitações com os servidores do Instituto de como operar o aplicativo que já está disponível para download.

Dentro da plataforma será possível obter uma melhor filtragem nos dados referentes a quantidade de atendimentos realizados, natureza dos atendimentos e número de pessoas beneficiadas com os programas do Emater-PI. Ao lado a localização dos escritórios do Instituto.