Emater lança em fevereiro projeto de disseminação da produção de galinhas caipiras no PI
17/01/2020 - 11:34

Projeto é um dos focos da gestão para 2020

Dentro do planejamento de ações do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI) para o ano de 2020 a implementação de um programa voltado à disseminação qualificada da criação de galinhas entre os agricultores familiares é um dos focos da gestão.

De acordo com o projeto, a Agência de Fomento irá financiar às famílias uma parte dos custos iniciais da produção, com juros inferiores aos praticados no mercado, e o Governo do Estado entrará com uma contrapartida.

Foto_11122019_111223

Na última quinta-feira (16), o grupo de trabalho que discute o tema esteve reunido na sede do Instituto para ajustar alguns detalhes do projeto, que deve começar a ser executado em fevereiro. Inicialmente, serão beneficiadas 25 famílias do município de José de Freitas, que irão receber financiamento para a criação de galinhas tipo “canela preta”, típicas do estado do Piauí.

“O governador Wellington Dias determinou que nós juntássemos uma equipe de instituições integradas à Emater para buscar uma parceria para a realização de alguns pilotos de produção de galinha caipira no estado do Piauí, e nós vamos buscar difundir essa tecnologia para que a gente possa buscar a viabilidade econômica em pequena escala, para produtores de até 100 galinhas caipiras”, destacou o diretor-geral do Emater-PI, Francisco Guedes.

af

Segundo o analista da área de transferência de tecnologia, médico veterinário Anísio Lima, a difusão da cultura entre os agricultores familiares possui viabilidade, desde que observados aspectos técnicos e que haja assistência técnica constante.

“A viabilidade econômica da cultura da galinha caipira no estado apresenta-se promissora, desde que o produtor siga normas de organização e tenha assistência técnica, que é fundamental. Tudo isso sendo bem trabalhado, alinhada ao planejamento do produtor, à adoção de tecnologias disponibilizadas pelos centros de pesquisa. Essa é uma atividade que requer baixo investimento e possui o diferencial do preço de comercialização de seus produtos, tanto da galinha, quanto do ovo, produtos da culinária piauiense que possuem um alto valor agregado”, destacou o pesquisador.

Um dos gargalos da produção de galinha caipira no estado tem sido a dificuldade na obtenção de certificação sanitária, por isso, um dos objetivos do projeto é contribuir para que a produção preencha os requisitos necessários para a obtenção dos selos de inspeção, necessários para a comercialização.

“Nós iremos difundir esse arranjo produtivo local, com foco na obtenção do selo de inspeção municipal e territorial para que os produtores possam vender mais e melhor. A função do governo é apoiar tanto na assistência técnica, quanto no apoio à comercialização, criando a logística para isso”, afirma Francisco Guedes.

O lançamento do projeto está previsto para o dia 20 de fevereiro, no município de José de Freitas, com a presença do governador Wellington Dias.