INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Emater-PI e Água Doce levam água potável à comunidade do semiárido piauiense
17/12/2019 - 12:38  
  
Twitter 
Google+ 
No Piauí, o Programa Água Doce beneficia 26 mil pessoas
Nesta segunda-feira (17), o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI) entregou à comunidade Barreirinho, no município de Vila Nova do Piauí, mais um sistema de dessalinização de água do Programa Água Doce.

O Programa Água Doce é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com diversas instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. A iniciativa visa estabelecer uma política pública permanente de acesso a água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados ambientais e sociais na gestão de sistemas de dessalinização. 

Laianderson da Silva Leal, morador da comunidade e operador do sistema, comemorou a possibilidade de acesso à água potável e ressaltou as dificuldades vividas antes da chegada do programa. 

 “O Programa Água Doce trouxe muitos benefícios para a comunidade porque, antes, se alguém quisesse ter acesso à água potável tinha que ou optar por carro pipa, ou se deslocar a outra comunidade para buscar água. Com o Água Doce isso mudou, porque agora é só encostar aqui, colocar a ficha e pegar a água, isso facilitou a vida de muitos aqui na comunidade”, afirmou. 

O prefeito de Vila Nova do Piauí, Edilson Edmundo de Brito, destacou que a gestão municipal fará o possível para o pleno funcionamento do programa na comunidade.

“A prefeitura de Vila Nova do Piauí vai dar total apoio ao programa no que for preciso, dentro de nossas condições, nós estamos de braços abertos para apoiar a iniciativa aqui em nosso município”, destacou.
Foto_17122019_121241

Por meio do Programa Água Doce, o Emater-PI tem beneficiado a população do semiárido piauiense com melhores condições de vida. Hoje o programa atende 201 comunidades em 12 municípios piauienses nos territórios da Serra da Capivara, Vale do Rio Itaim, Vale do Rio Canindé, Vale do Rio Guaribas e Vale do Rio Piauí e Itauera, beneficiando 26 mil pessoas no semiárido piauiense.

“É nesse nível de organização que acreditamos na parceria entre o Governo Federal, Governo Estadual e Municipal, além da comunidade organizada. Assim, avançamos muito mais no atendimento à população”, afirmou Francisco Guedes, diretor-geral do Emater-PI. 

No semiárido piauiense, já foram construídos 67 sistemas de dessalinização totalizando mais de R$ 13 milhões em investimentos do Ministério do Desenvolvimento Regional, com contrapartida do Governo do Estado. 

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64