INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Intercâmbio de instituições de extensão rural é promovido pelo Emater - PI
18/12/2019 - 14:09  
  
Twitter 
Google+ 
Visitas aconteceram em Paulistana e Betânia

Nesta terça-feira foi realizado, na região de Paulistana, um intercâmbio para troca de experiências em produtividade rural e apoio à comercialização de produtos da agricultura familiar, promovido pelo Instituto Emater – PI com a participação de instituições de extensão rural do Maranhão, Ceará, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, além da Secretaria Estadual da Agricultura Familiar (SAF/PI) e do Instituto Federal de Educação, campus de Paulistana (IFPI). No total, o intercâmbio contou com a participação de representantes de entidades de agricultores familiares, técnicos e dirigentes das Emateres dos seis estados do Nordeste.

Na oportunidade, os presidentes, diretores e representantes de cada instituição visitaram iniciativas de sucesso que contam com o auxílio da assistência técnica do Emater – PI e de parceiros.

Pela manhã a visita foi na comunidade quilombola Laranjo para conhecer um sistema de dessalinização do Programa Água Doce, executado no Piauí pelo Emater - PI. Os componentes do intercâmbio observaram como os moradores fazem uso do sistema e tiveram a chance de vê-lo funcionando.

thy

Ainda durante a manhã, a Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos de Betânia do Piauí recebeu os visitantes que conheceram a estrutura da organização e ouviram uma palestra com os membros fundadores da associação.

A presidente da ASCOBETÂNIA, Francisca Neres, falou com alegria sobre o encontro.

“Hoje estamos com 136 sócios trabalhando em prol da comunidade. Estamos vivendo um momento excepcional com nossa associação, recebendo inclusive pessoas de outros países para conhecer o nosso trabalho. Comercializamos cerca de 15 mil animais para Teresina, movimentando quase 2,5 milhões com as vendas. Então é uma satisfação para nós apresentarmos nosso trabalho e receber instituições como a Secretaria de Agricultura Familiar e o Emater que foram nossos parceiros com o Projeto Viva o Semiárido”, concluiu.

O Viva o semiárido é um projeto do governo do estado, objeto de empréstimo do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Durante a tarde a visita foi a uma propriedade na comunidade abelha branca, município de Paulistana, onde em uma região com baixíssimo nível pluviométrico, o agricultor conseguiu consolidar produção agrícola ao puxar água de um poço usando placas de energia solar adquiridas com o financiamento do PRONAF, via Banco do Nordeste (BNB), e assistência técnica do Emater - PI, através do extensionista Juvaldi Luz.

sdf

O diretor-geral do Emater-PI, Francisco Guedes, comentou a importância de incentivar encontros como o desta terça.

“A nossa intenção foi realmente de troca de experiências. Firmamos esse compromisso para conhecer exemplos que podem alavancar o IDH dos municípios.  Temos trabalhos belíssimos como este desenvolvido pela ASCOBETÂNIA, onde enxergamos que os moradores hoje já são completamente independentes de qualquer auxílio e se planejam não só como autossuficiência alimentar, mas como mercado”, ressaltou Guedes.

A vice-presidente regional do Conselho Diretor da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e presidenta da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão – AGERP, Loroana Coutinho, falou sobre a possibilidade de replicar as iniciativas conhecidas no Piauí.

gjkfgjh

“Eu tenho certeza que nós voltamos para casa com uma consciência maior sobre o enfrentamento das dificuldades e a vitória que essas pessoas tem tido. Nós no Nordeste temos a consciência que a agricultura familiar não é feita de assistencialismo e sim geração de renda e componente de um eixo de desenvolvimento do país, e é uma ótima experiência conhecer essas iniciativas para que seja possível um estudo para replicá-las e ainda para dar o devido reconhecimento aos produtores”.

A realização do intercâmbio vem como resultado do Fórum de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste que aconteceu em novembro deste ano em Teresina.




Fotos e Texto: Allan Campêlo

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64