Emater-PI inicia elaboração de plano de assistência técnica para perímetros irrigados
17/01/2020 - 13:17

Plano deve começar a ser executado ainda no 1º semestre
Nesta sexta-feira (17), o diretor técnico do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI), André Rocha, esteve reunido com técnicos do Instituto e da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) com o intuito de iniciar a elaboração de um plano de assistência técnica no perímetro irrigado dos vales dos rios Piauí, Canindé e Itaim.

Além da Diretoria Técnica do Emater-PI, a elaboração do plano é realizada pela Superintendência de Projetos Estratégicos da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, coordenada pelo engenheiro agrônomo Getúlio Dias.

O plano prevê ações de assistência técnica aos fruticultores irrigantes do Assentamento Marrecas, no município de São João do Piauí, e a agricultores dos municípios de Conceição do Canindé, Patos do Piauí e Itainópolis.

“Serão capacitações técnicas nas áreas de irrigação, fruticultura, fitopatologia e uso e manejo do solo e água, além do acompanhamento sistemático aos agricultores pelas equipes locais do Emater-PI nestes municípios”, explica o diretor técnico, André Rocha.

Atualmente, o plano está em fase de diagnóstico para que, em seguida, sejam buscadas parcerias com órgãos que atuam na região, tais com a Embrapa, Codevasf, Dnocs, além das prefeituras municipais e outros órgãos. A previsão inicial é que o plano comece a ser executado ainda no primeiro semestre de 2020.