INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Inauguração do mercado da Agricultura Familiar de Piripiri
05/03/2020 - 13:38  
  
Twitter 
Google+ 
52 agricultores irão expor produtos


Nesta sexta-feira (06), será realizada a primeira edição de 2020 da Feira da Agricultura Familiar de Piripiri-PI em novo espaço. O evento tem o objetivo de apoiar as famílias residentes em assentamentos, comunidades indígenas e quilombolas, que recebem capacitações de órgãos governamentais e não governamentais, em manutenção de hortas orgânicas, criação e manejo de animais, além da estrutura adequada necessária à produção. 

Atualmente, 52 agricultores participam da feira comercializando frutas, verduras, galinhas caipiras, mel, rapadura, farinha, goma, produtos artesanais, como tapetes e redes, todos produzidos por agricultores familiares de Piripiri e de municípios vizinhos. O evento acontece tradicionalmente sempre às primeiras sextas-feiras de cada mês.

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI) é um dos órgãos que apoiam a realização da feira desde a criação. O diretor-geral do Instituto, Francisco Guedes, destaca a alegria em participar desta edição do evento.

“Para mim, é uma satisfação que a feira tenha se consolidado na região e esteja completando seu oitavo ano, já que, quando fui secretário de estado Assistência Social e Cidadania, contribuí para a criação do evento de economia solidaria juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Piripiri-PI, sob a liderança de Totônio Soares,  além de várias instituições e entidades, como o EMATER-PI, a Obra Kolping, a Cooafruti e o Coletivo de mulheres”, destaca Francisco Guedes. 

Com o apoio do Governo do Estado, através do Emater-PI, a feira se expandiu e atualmente conta com espaço amplo, no pátio do Instituto, com área coberta para os expositores, espaço para barracas móveis, baias para animais, banheiros, cozinha. 

No próximo mês de julho, a Feira da Agricultura Familiar de Piripiri-PI irá completar 8 anos de existência, contribuindo no escoamento da produção, fortalecendo a integração dos agricultores familiares da região e beneficiando a população com produtos para alimentação saudável, gerando renda às famílias e contribuindo para a melhoria do IDH do município.

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64