Emater-PI realiza atividades de capacitação e planejamento para extensionistas em Teresina
12/03/2020 - 08:27

Reunião de planejamento e avaliação do Progere II

Nesta quarta-feira (11), técnicos, extensionistas e coordenadores regionais do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI) participam de duas atividades de avaliação, planejamento e capacitação em Teresina.

No Memorial Esperança Garcia, acontece a reunião de avaliação e planejamento das ações do Programa de Geração de Emprego e Renda no Meio Rural (Progere II) em 2020. A atividade acontece em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), que coordena o programa. O PROGERE II resulta do Projeto Piauí Pilares de Crescimento e Inclusão Social, um acordo entre Governo do Estado e o Banco Mundial.

“O Emater-PI tem participação no Programa como entidade prestadora de serviço de Assessoria Técnica Sistemática - ATS aos Projetos financiados pelo Governo do Estado através do Banco Mundial. Hoje o Instituto conta com 10 Projetos Produtivos aprovados pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDERPA), com previsão de submeter mais cinco projetos até o dia 30 de março”, explicou André Rocha, diretor técnico do Emater-PI.

Já no auditório da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI), o Emater-PI e a Agência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) estão promovendo uma atividade de formação a um grupo de Extensionistas do Instituto acerca do Aplicativo SGA Mobile, que é um sistema de acompanhamento das ações de ATER. A capacitação tem o objetivo apresentar a sequência de operações que compõem o registro das visitas técnicas às Unidades Familiares de Produção Agrícola - UFPAS, através do Sistema de Gestão de Ater - SGA Mobile, aplicativo implantado para acompanhamento das ações de ATER.

“Com essa atividade, ressaltamos o compromisso da Instituição em promover ações de qualificação e acesso à tecnologia no meio rural. A partir desta atividade, os extensionistas estarão aptos a, no âmbito do Projeto Dom Helder Câmara, executar suas ações e registrarem via SGA Mobile, facilitando a dinâmica da assistência técnica dos extensionistas no campo”, destacou o coordenador do Projeto Dom Helder Câmara, Geyson Coutinho.

Foto_12032020_080347

O diretor-geral do Emater-PI, Francisco Guedes, participou das duas atividades e destacou a importância das atividades do Instituto para a vida dos agricultores familiares do estado.

“Nossa gestão está focada em contribuir com a meta do governador Wellington Dias de que o Piauí atinja um alto índice de Desenvolvimento Humano (IDH) até o fim de 2022. Para isso, além de outras ações, estamos focados geração e ampliação da renda dos agricultores familiares, na inclusão e empoderamento das mulheres e dos jovens, para garantirmos a sucessão na atividade do campo, para que assim os jovens não precisarem migrar para as cidades”, destacou Guedes.

Programa Dom Helder Câmara

O programa D. Helder Câmara é composto por ações referenciais de combate à pobreza e apoio ao desenvolvimento rural sustentável no Semiárido, no Piauí o programa é executado pelo Emater em parceria com a ANATER.

O programa conta com a elaboração de projetos para agricultores familiares em diversas áreas, como: Ovinocaprinocultura, Avicultura, Suinocultura, Apicultura, Horticultura, Agricultura de Sequeiro (milho, feijão, mandioca, etc.), Quintais Produtivos. Bem como, não agrícolas como Artesanato, Panificação, produção de Doces e Salgados, entre outros.

PROGERE II

O Programa de Geração de Emprego e Renda no Meio Rural - PROGERE II busca aumentar a renda dos pequenos produtores rurais em situação de pobreza, mediante a concessão de incentivos financeiros e de assistência técnica para a implantação de práticas agrícolas ambiental, social e economicamente sustentáveis, e a inclusão desses  produtores nos mercados dos arranjos produtivos relevantes.

Em 2019 o Emater por meio do PROGERE II aprovou sete projetos beneficiando 139 famílias nos territórios dos Carnaubais, Cocais e Entre Rios em áreas como a implantação de Quintais Produtivos e o incentivo a Ovinocaprinocultura.