O Projeto Cajuína do Piauí, desenvolvido pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/PI inicia o ano de 2007 com suas metas cumpridas na área de capacitações para agricultores familiares.
Em 2006, foram realizados 52 Cursos de Aproveitamento do Pendúnculo do Caju com Ênfase na Produção de Cajuína, beneficiando cerca de mil agricultores familiares. Esses cursos têm uma média de 18 participantes e duração de 40 horas, com aulas teóricas e práticas com informações nutricionais, de higiene pessoal e utensílios para o aproveitamento do pendúnculo do caju.
As regiões administrativas do Emater beneficiadas com o Projeto foram São Raimundo Nonato, Floriano, São Pedro, Esperantina, Piripiri, Campo Maior, Teresina e Parnaíba, sendo que essas três últimas tiveram a maior concentração de cursos em função da própria demanda das regiões.
Na região de Teresina, foram realizados 11 cursos, sendo dois em José de Freitas nas comunidades Vassouras e Morro Vermelho; um em Monsenhor Gil no assentamento Basiléia; um em Nazária no assentamento Morada Nova; e sete no município de Teresina nas comunidades Ladeira de Terra, Morro do Papagaio, Sinhá Borges, Tapuio e Árvore Verde. Moradores vizinhos ao Centro de Treinamento da Agricultura Familiar do Emater e internos da Fundação da Paz também participaram do curso.