Emater – PI segue estratégia de ação durante pandemia
27/04/2020 - 11:35

Mesmo em meio a pandemia Emater não parou atividades

Com base na prorrogação feita pelo governador Wellington Dias sobre o decreto estadual com medidas de isolamento social no território piauiense, cujo objetivo é combater a proliferação em massa do novo coronavírus na população urbana e rural, o diretor geral do EMATER/PI, Francisco Guedes, reforça as recomendações de isolamento social, especialmente aos agricultores e agriculturas familiares do Piauí e aos servidores do Instituto.

A direção do Emater/PI entende ser fundamental redobrar os cuidados com as pessoas que estão no grupo de risco, principalmente as pessoas com doenças cardiorrespiratória, hipertensos e diabéticos, bem como os idosos que estão presentes numa proporção maior nas pequenas e médias cidades e na zona rural do  estado, onde a contaminação já está chegando.

TRABALHO DE MONITORAMENTO E INFORMAÇÃO

Com a recente aprovação pelo congresso nacional do projeto de lei que inclui agricultores familiares nas condições para receber o auxílio emergencial do governo federal, o Emater–PI busca agora as famílias que são atendidas pelo órgão, mas ainda não se encontram cadastradas para receberem o benefício, a ideia do Instituto é informar essas pessoas para que tão logo o projeto de lei seja sancionado, elas recebam o quanto antes o auxílio.

O diretor do Emater-PI, Francisco Guedes falou sobre a importância de continuar monitorando e prestando assistência durante a pandemia.

“Nós passamos por um momento delicado, temos o compromisso de continuar auxiliando o desenvolvimento do Estado, mas não podemos ignorar o potencial de letalidade do novo coronavírus. Os nossos técnicos foram orientados a prestar assistência com todo o aparato necessário, máscaras, higienização e distanciamento social. Outro canal que disponibilizamos foi o do whats app de cada coordenador regional do Emater-PI para que apenas os contatos mais indispensáveis sejam feitos pessoalmente. Nós não paramos, apenas adequamos o nosso trabalho aos cuidados necessários durante a pandemia”, destacou Guedes.

CRÉDITO EMERGENCIAL DO PRONAF

Como medida nacional para auxiliar os produtores prejudicados pelo coronavirus foi concedida a abertura de linha de crédito emergencial de custeio de até R$ 20 mil por pessoa para produtores do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Sobre os encargos financeiros, a taxa de juros é de 4,6% ao ano com prazo de pagamento em até 36 meses, incluídos 12 meses de carência. A data limite para contratação é 30 de junho de 2020.

No momento a supervisão de crédito e os coordenadores regionais do Emater- PI estão  fazendo a interlocução junto as instituições financeiras para sanar dúvidas sobre a regulamentação da resolução do banco central e sobre o encaminhamento das propostas a cada gerência bancária e no decorrer desta  semana repassarão  aos nossos extensionistas as devidas informações que também serão divulgadas tanto nas redes sociais, como em nosso site.

Se você é beneficiário do PRONAF, não deixe de nos acompanhar por meio dos endereços: Facebook: EmaterPi,

Instagram: @ematerpiaui

Site: www.ematerpi.gov.br

RECOMENDAÇÕES DE HIGIENE

O instituto tem instruído seus colaboradores que ainda necessitam fazer o acompanhamento das famílias beneficiadas no campo, para que usem máscaras,  mesmo que caseiras,  e lavem as mãos com sabão, além de respeitar as normas do distanciamento de no mínimo dois metros quando estiverem prestando os atendimentos.

REUNIÕES POR VIDEOCONFERÊNCIA

Outra determinação da direção foi a realização de reuniões por videoconferência para que o trabalho do Instituto não seja comprometido em meio ao isolamento social.