EmaterTV: Miguel Ítalo fala sobre inovação na criação de galinha caipira
10/06/2020 - 22:28

Alternativas de comercialização foram apresentadas

Seguindo a proposta da EmaterTV de dar continuidade aos projetos do Instituto mesmo durante a pandemia, foi realizada na manhã desta quarta-feira, uma palestra com Miguel Ítalo Nunes Cavalcante, consultor em inovação e empreendedorismo  e produtor de galinha caipira, que falou sobre sua experiência da criação de galinhas caipiras com inovação na gestão do negócio e agregação de valor com foco no mercado.

Participaram do encontro representantes da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia -  Campus José de Freitas (IFPI), agência de fomento do Piauí,  produtores rurais do Piauí e representantes de todos os setores e coordenadorias regionais do Emater-PI.

"Fico feliz de poder estar aqui para passar um pouco da minha experiência, sou produtor a quatro anos em Nazária, lá temos parceria com o Emater e a Embrapa e conseguimos desenvolver o projeto. Tínhamos um negócio familiar e fomos aprimorando para transformamos de fato em uma produção organizada", ressaltou Miguel Ítalo.

Entre os pontos explanados na palestra, Miguel Ítalo falou sobre a importância da Galinha Caipira para a culinária piauiense, as formas de comercialização, o apoio das instituições governamentais entre outras soluções para a criação das aves. Ao todo 63 pessoas acompanharam a palestra via EmaterTV do canal Piauí conectado.

"É uma satisfação participar dessa transmissão porque passamos por um momento difícil em todo o mundo e os produtores rurais são afetados diretamente por essa crise. Temos o projeto piloto em José de Freitas e queremos aqui aprender com outras experiências para que o projeto possa ser ampliado", destacou Carlete Freitas, diretora da Piauí Fomento.

O diretor-geral do Emater-PI, Francisco Guedes comentou com alegria sobre a realização da palestra.

"Hoje nós já acompanhamos o desenvolvimento deste e de outros projetos nessa área, mas quanto mais agentes envolvidos a experiência será ainda mais satisfatória. É uma produção ligada as nossas raízes, adaptável as nossas condições e com o encaminhamento certo de mercado poderemos expandir essa produção e contribuir de forma direta para a melhoria das condições de vida de nossa população", afirmou Francisco Guedes.

No projeto em andamento, a Agência de Fomento financia para as famílias uma parte dos custos iniciais da produção, com juros inferiores aos praticados no mercado, e o Governo do Estado entra com uma contrapartida na assistência técnica e no apoio à comercialização. Na parceria, o Emater-PI presta assistência técnica para as famílias beneficiadas pelo projeto.

Valdir Avilla, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, do Rio de Janeiro, falou com entusiasmo sobre o encontro.

"O que posso dizer é que saímos ainda mais entusiasmados depois da palestra. O projeto em si já é interessantíssimo e observando as condições e alternativas que foram expostas pelo Miguel, vemos que pode ser ainda melhor", comentou Avilla.

Relembre o desenvolvimento do projeto acessando este link