INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Missão FIDA avalia PVSA no Piauí em meio a expectativa de renovação
12/06/2020 - 16:36  
  
Twitter 
Google+ 

A primeira missão de supervisão do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) feita exclusivamente por videoconferência se encerrou nesta sexta-feira (12). Realizada em parceria com o Governo do Piauí, os projetos produtivos são coordenados pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e parceiros, através do Projeto Viva o Semiárido (PVSA). A missão discutiu o impacto do programa no Estado e a possibilidade de renovação da parceria.

O Emater-PI que participou da missão, é um dos parceiros na execução do PVSA no Piauí. O diretor-geral do Instituto falou com entusiasmo sobre os encaminhamentos da missão.

"O trabalho do Emater-Piauí foi muito elogiado e eu quero dividir esse reconhecimento com toda a equipe do PVSA, agradecer também aos técnicos do Instituto Avance que tem feito um trabalho essencial para o êxito do programa. Durante o encontro, o Emater foi direcionado a quatro ações que deveremos focar os nossos esforços, a atenção especial a agricultura biosalina e a integração junto ao programa Água Doce em três unidades-piloto, segundo fazer o levantamento dos agricultores das comunidades assistidas pelo instituto que ainda não possuem o CAR (Cadastro Rural Ambiental), a prorrogação do contrato  dos técnicos do Instituto Avance, onde sinalizamos junto a secretaria de fazenda para que os pagamentos pendentes sejam feitos o quanto antes, e , ainda, a retomada dos nossos serviços dando destaque para os projetos de crédito rural por meio do Pronaf para ampliar o acesso dos agricultores  aos bancos", destacou Guedes.

O Governador do Estado, Wellington Dias, destacou em entrevista as alternativas a população que o projeto trouxe ao Estado. "O programa tem resultados positivos, são 89 municípios contemplados, muitos beneficiados foram para a linha do empreendedorismo, conseguiram montar um pequeno negócio e ter uma condição de vida muito melhor", ressaltou Wellington Dias.

Participaram das videoconferências representantes de comunidades beneficiadas e das instituições co-executoras, como Instituto Instituto de Assistência Técnica de Extensão Rural do Piauí (Emater-PI),  Seplan, Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), além de Instituições Bancárias, cooperativas e Empresas de Assistência Técnica.

A expectativa das instituições envolvidas é da renovação da parceria com o FIDA, por meio de um novo projeto, o Piauí Sustentável e Produtivo, que aguarda aprovação da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do ministério da economia.

Projeto Viva o Semiárido

O PVSA no Piauí,  coordenado pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) e co-financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), é executado pelo Emater-PI e por diversas outras  instituições e entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em parceria com as associações dos agricultores familiares. O projeto visa contribuir para o desenvolvimento da população rural semiárida do Estado. Atualmente atende mais de 22 mil famílias em 05 territórios do Estado: Vale do Sambito, Vale do Canindé, Vale do Guaribas, Vale do Itaim e Serra da Capivara.

Conheça algumas das ações do Emater-PI dentro do PVSA:

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64