INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Técnicos do Emater-PI adequam atividades durante pandemia
01/07/2020 - 15:42  
  
Twitter 
Google+ 
Apesar das limitações impostas pela pandemia causada pelo novo coronavírus, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI) segue mantendo ações de auxílio aos agricultores familiares piauienses. Os técnicos do Instituto adequaram suas atividades à nova rotina e têm, na medida do possível, dado sequência às demandas mais urgentes dos agricultores. 

Extensionista do Emater-PI em São Braz do Piauí, Ezequiel Cardoso, explica que apesar de o município ainda não ter registrado nenhum caso de Covid-19, todas as medidas de proteção têm sido tomadas para reduzir os riscos de infecção. 

“A gente teve que reduzir as atividades, passamos a marcar reuniões com no máximo três pessoas para finalizarmos as prestações de contas referentes ao Programa Viva o Semiárido. Concomitante a isso, estamos trabalhando com o desbloqueio de DAP’s das pessoas que estão com o benefício suspenso por conta de pendencias, os atendimentos acontecem com hora marcada, sempre envolvendo poucas pessoas e utilizando máscaras, obedecendo sempre as normas de proteção estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde”, afirma o extensionista.

Os técnicos do Instituto também estão agilizando os atendimentos e prestando assistência por meio de ligações e mensagens. Além disso, os extensionistas têm orientado as populações das comunidades que assistem sobre a importância das medidas de proteção contra o coronavírus. 

“A princípio ficamos meio apreensivos em como executar as atividades, mas nada que não pudesse ser readequado. Estamos finalizando a prestação de conta das parcelas do projeto entre outras coisas que puderam ser resolvidas por ligações e Whatsapp. Continuei mantendo contato com a associação e empresas para que fosse possível dar continuidade ao trabalho. Infelizmente a comunidade que acompanho é de grande carência onde das 18 famílias nem todas utilizam máscaras. Então também aproveitamos o momento da visita para reforçar a importância da proteção”, ressalta Andressa de Oliveira, técnica do Instituto em Queimada Nova.

Em Pimenteiras, os atendimentos necessários também estão sendo realizados seguindo todas as orientações das autoridades em saúde, visando manter a assistência aos agricultores familiares sem que haja riscos. 

“Nosso atendimento está sendo feito com toda a cautela, todos de máscaras, higienizando as mãos e braços com álcool gel 70% e mantendo o distanciamento. Nós dividimos por etapas os atendimentos para que não haja aglomeração e tudo tem saído como o planejado”, explica o extensionista do Emater-PI, Pedro Afonso.
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64