Cerca de 39 pessoas representantes de instituições do Governo federal e estadual, Entidades Não-Governamentais e Movimentos Sociais reuniram-se no último dia 25 para fazerem uma avaliação da Ferapi (Feira Piauiense de Produção do Povo da Reforma Agrária e do Povo Quilombola).
A reunião aconteceu no auditório da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e teve como objetivo fazer um resgate das três edições da Feira no intuito de haver uma identificação dos problemas existente, da manutenção e aumento das parcerias e tirar o indicativo de data da próxima Feira.
Para Antônio Bispo dos Santos, da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas, a Ferapi é uma inovação e um dos eventos mais importante da agricultura familiar e das comunidades quilombolas. "A Ferapi é um fato de confluência da diversidade que existe no campo piauiense, além disso é um movimento inovador por só existir no Piauí um evento desse porte que agrupa assentados, acampados, extrativistas e quilombolas", explica acrescentando que outros locais como Petrolina e Paraná, através, respectivamente, do Incra e movimento quilombola, estão buscando informações para realizarem uma Feira no mesmo molde da FERAPI.
A última Feira aconteceu em novembro, na praça Pedro II, onde cerca de 550 pessoas vindas de todo o Estado do Piauí participaram trazendo seus produtos para serem comercializados, fizeram suas apresentações artísticas e culturais e discutiram através de seminários o tema Cultura e Identidade. Estima-se que mais de 2000 pessoas visitaram a FERAPI nesse período.
Segundo Orlando Ferreira, Técnico do Emater e um dos coordenadores do evento a Feira é um local de interação, comercialização, conhecimento e também um momento político das comunidades. "A FERAPI é um espaço que dar visibilidade as povos da reforma agrária e quilombolas, um momento de comercializarem os seus produtos, além de terem oportunidade de discutirem seus problemas e reivindicarem políticas públicas para suas comunidades", ressalta.
Dentre os encaminhamentos tirados na avaliação está o indicativo para realização da quarta edição do evento que está previsto pra agosto deste ano