Técnicos do Emater recebem capacitação para atuar com agentes da Piauí Fomento
07/10/2020 - 10:18

Capacitação teve início nesta quarta-feira (07)

Nesta quarta-feira (07) técnicos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI) começaram a receber uma capacitação da Agência de Fomento do Piauí para oferecerem linhas de crédito aos agricultores familiares atendidos pelo Instituto em todo o estado.

A ação faz parte de uma parceria entre os dois órgãos objetivando contribuir para o desenvolvimento rural e sustentável dos pequenos produtores rurais e das micro e pequenas empresas.

“A ideia é que, a partir desse momento, esses técnicos possam levar a mensagem dessa parceria importante que nós construímos com a Piauí Fomento para as 17 coordenações regionais do Emater, apresentando a metodologia, as exigências para a formulação de propostas  e as condições de acesso ao crédito”, explicou o diretor técnico do Emater-PI, André Rocha.

O diretor presidente da Piauí Fomento, Luiz Carlos Everton, ressalta a importância da parceria dada a maior capilaridade que a atuação do Emater-PI proporcionará às ações da agência em todo o estado.

“Essa capacitação é necessária e importante porque nós não chegamos em todos os municípios, aqui mesmo em Teresina tem muita gente que não sabe que a Piauí Fomento financia em 48 meses, com um ano de carência, taxa Selic. Quantos empreendimentos existem no interior e nós não acessamos, mas um regional do Emater pode acessar e os técnicos do Emater têm toda uma expertise na construção de projetos”, afirmou.

Entre as possibilidades com a parceria estão a concessão de financiamento a pequenos produtores rurais, capacitação de agentes do Emater enquanto as normas e procedimentos para concessão de crédito, promover o financiamento de negócios sustentáveis que promovam a qualidade de vida e do meio ambiente, entre outras.