O trabalho do extensionista é o Emater fazendo a diferença no Piauí
29/10/2020 - 07:55

Técnicos do Emater-PI atuam em todos os municípios do estado

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI) está presente em todos os municípios piauienses, através de suas 17 regionais e, principalmente, da atuação de seus extensionistas e técnicos, que desbravam o estado para levar assistência técnica de qualidade aos agricultores familiares piauienses.

Abaixo você conhece um pouco mais do trabalho destes técnicos e do Emater-PI, através do relato de Celestino Ribeiro, técnico do Instituto que atua na região norte do Piauí.

Há quase 4 anos o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI) vem fazendo um trabalho de resgate e incentivo ao plantio irrigado no município de Jatobá do Piauí, mais especificamente nas comunidades Tamarindo, Quem Dirias, e Assentamento Santa Luz. Para isso, com o apoio do STTR e da Prefeitura Municipal, o Instituto trabalha para oferecer aos agricultores o subsídio de energia elétrica, reduzindo o preço da energia em cerca de 70% e fazendo com que consigam investir no plantio sem medo do talão no fim do mês.

É assim para cerca de mais de 50 famílias que, até o momento, foram contempladas e estão produzindo e vendendo para os programas do governo como: PAA, PNAE E CONAB, além das feiras da agricultura familiar.

Semanalmente, são feitas visitas de orientações, acompanhamento e novos subsídios. É assim para Maria do Socorro, Bernardo, Valdivino, Raimundo Preto, Agenor entre muitos outros que reativaram seus sistemas de irrigação graças ao trabalho do EMATER junto aos agricultores do município de Jatobá do Piauí.

Celestino Ribeiro.