INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Dia da consciência negra: comunidade quilombola recebe projeto com apoio do Emater
20/11/2020 - 18:20  
  
Twitter 
Google+ 
Projeto beneficia famílias que já contam com o Sisteminha

O projeto Canindé Solar realizado pela Universidade Federal do Estado do Piauí (UFPI) em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), tem beneficiado famílias por todo o Estado. O objetivo do projeto é levar energia solar para o bombeamento de água de poços para uso na agricultura familiar.

O projeto que já acontecia com parceria do Emater, passa agora a integrar as ações do Sisteminha, sistema integrado de produção alimentar, hoje implantado pelo Emater-PI em diversos municípios do Estado.

Na comunidade quilombola San Martin, município de Paulistana, a energia solar foi implantada em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), durante esta sexta-feira (20). O diretor de empreendedorismo do Emater-PI e Dr. Em Energia Solar, Albemerc Moraes, que esteve presente no evento comentou sobre a importância da implantação do projeto.

“A ideia é adicionar a energia solar como meio de inovação na produção, além de baratear custos. Essa é uma ação já consolidada em vários municípios, mas o que torna a comunidade San Martin especial é que ela está sendo beneficiada pelo projeto Sisteminha, que também acontece por meio do Emater-PI, então é mais uma oportunidade que o nosso Instituto está proporcionando para que essas famílias prosperem”, ressaltou.

A comunidade quilombola recebe a ação exatamente no dia da consciência negra, reforçando o compromisso no Emater pela equidade racial.

Canindé Solar

Para saber mais sobre o projeto, acesse: https://ufpi.br/ultimas-noticias-ufpi/32493-projeto-da-ufpi-instala-sistema-de-bombeamento-de-agua-no-semiarido-piauiense-usando-energia-solar

Sisteminha Embrapa

Criado em 2002 pelo pesquisador Luiz Carlos Guilherme quando ele fazia doutorado em zootecnia na Universidade Federal de Uberlândia, o sistema foi aprimorado pela Embrapa Meio-Norte na Unidade de Execução de Pesquisa no município de Parnaíba.

O sisteminha consiste em um tanque de piscicultura, construído artesanalmente, galinheiro, minhocário, hidroponia, abrigo para compostagem, além de uma horta periférica. O tanque de piscicultura tem capacidade para 5000 litros, e funciona com um sistema de recirculação de água. Pelo projeto piloto, a capacidade de produção é de 25 quilos de tilápia em 3 ciclos por ano.

Os peixes podem pesar de 150 a 200 gramas ao final de cada ciclo. Todo o sistema reutiliza a água do tanque de piscicultura, o que reduz os custos de produção e aumenta a oferta de alimentos. O sistema é montado em lotes de 100 a 1000 metros quadrados, na periferia das cidades ou zonas rurais.


EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64