INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Comunidade quilombola recebe auxílio do Emater por meio do PROGERE II
27/11/2020 - 21:39  
  
Twitter 
Google+ 
Diretor-geral do Emater esteve no encontro

Pouco mais de 20 km do município de Esperantina a comunidade Olho Dágua dos Negros prospera com o auxílio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI). Por meio do PROGERE II, comunidade quilombola poderá investir na produção de biojóias e o beneficiamento de frutas.

Durante apresentação do plano de trabalho do PROGERE II para a localidade, membros do Emater-PI e da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SAF) explicaram o passo a passo para o gerenciamento dos recursos e questões sobre a contrapartida necessária.

Irismar de Sousa,  tesoureiro da associação de moradores e um dos beneficiados do projeto contou sobre a oportunidade proporcionada.

“Hoje nós temos um envolvimento muito grande da comunidade com os projetos desenvolvidos. Das 27 pessoas diretamente beneficiadas, 15 são jovens e é muito importante que eles estejam tomando para si a responsabilidade de prosperar com a comunidade. Aqui nós temos a produção de doce de Buriti, temos o artesanato com as biojóias entre outras atividades que auxiliam no nosso sustento. Hoje nós recebemos pedidos de cidades próximas a Esperantina e até de Teresina. É uma valorização dos nossos produtos e da nossa comunidade”, destacou Irismar.

Durante a apresentação do plano de trabalho da equipe do PROGERE II, o diretor-geral do Emater-PI, Francisco Guedes, destacou a importância de dar autonomia as famílias e transparência sobre os recursos investidos pelo Governo Estadual.

“Esses projetos são construídos diretamente com as famílias juntamente as entidades executoras para que exista uma sintonia sobre o melhor para a comunidade. Nós trabalhamos com o que a comunidade acha que vai ser importante para o seu desenvolvimento. Outro ponto importante é que os recursos são geridos pela própria comunidade, eles recebem o plano indicando exatamente como tudo será aplicado de acordo com o que os próprios membros da comunidade pediram a equipe elaboradora do projeto”, destacou Guedes.

O projeto orçado em 249 mil reais, sendo 192 de recurso oriundo do Banco Mundial em empréstimo ao Governo do Estado e 57 mil de contrapartida (convertidos em diárias) da comunidade, será destinado a aquisição de equipamentos e estruturação de espaços para o beneficiamento de frutas e a produção de biojóias.

Ainda durante o evento o diretor-geral deu continuidade a entrega dos notebooks destinados às regionais do Emater-PI, quem recebeu o computador foi o técnico Moacir Vilanova, que participou da elaboração do projeto na comunidade.

PROGERE II

Progere II tem o objetivo de aumentar a renda dos pequenos produtores rurais, mediante a concessão de incentivos financeiros e de assistência técnica para a implantação de práticas agrícolas ambiental, social e economicamente sustentáveis, e  a inclusão desses produtores nos mercados dos arranjos produtivos relevantes.

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64